Esporte

Abel Ferreira vai sair do Palmeiras? O que se sabe sobre a permanência do treinador

Técnico recebeu sondagens do Al-Sadd, do Catar, segundo imprensa internacional

Abel Ferreira: apesar de seu contrato com o Palmeiras ser até o fim do ano que vem, sua permanência não é uma certeza neste momento (Conmebol/Divulgação)

Abel Ferreira: apesar de seu contrato com o Palmeiras ser até o fim do ano que vem, sua permanência não é uma certeza neste momento (Conmebol/Divulgação)

Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 15h16.

Última atualização em 4 de dezembro de 2023 às 15h57.

Perto de conquistar mais um título do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras tem uma grande preocupação extracampo para resolver assim que a competição acabar, na próxima quarta-feira: a permanência do técnico Abel Ferreira. No fim do mês passado, o Al-Sadd, do Catar, procurou o português com uma oferta que poderia fazê-lo ser um dos treinadores mais bem pagos do mundo.

Apesar de seu contrato com o Palmeiras ser até o fim do ano que vem, sua permanência não é uma certeza neste momento. Para deixar os torcedores ainda mais apreensivos, o treinador, em entrevista coletiva, não cravou que permanecerá para a próxima temporada nem disse que deixará o clube, que assumiu em novembro de 2020.

"Não vou comentar especulações, sabem como é o futebol aqui. Há várias especulações, é normal. O mais importante agora é quarta-feira. Queremos carimbar este título porque, neste momento, não somos campeões. Eu não defini, sabem que eu tenho contrato, é especulação", disse Abel Ferreira, em entrevista coletiva após vitória sobre o Fluminense, no último domingo.

Perto de conquistar o seu nono título com a camisa do Palmeiras — o clube paulista pode ser campeão do Brasileirão na quarta-feira mesmo se perder para o Cruzeiro, no Mineirão —, Abel, na mesma coletiva, reconheceu que está de "saco cheio" do futebol brasileiro, mas avisou que "não é ingrato".

"Na primeira ou na segunda Libertadores disse que ia parar e refletir, como faço todos os anos. Já disse outras vezes que estava de saco cheio, e isso não é mentira nenhuma. É difícil fazer jogos e viagens a cada três dias, ter entidades do futebol brasileiro que insinuam que você é isso ou aquilo, acham que isso é fácil? São três anos, não três dias. Todos os anos, chego ao final, tenho um relatório pronto do que pedi no ano anterior, o que aconteceu e o que penso que será o futuro do clube. Este relatório está pronto para ser entregue. É muito desgastante ser treinador no futebol brasileiro, mas eu não sou ingrato.

Em nota enviada ao ge logo após sair na imprensa internacional o interesse do time catari, o estafe de Abel Ferreira classificou o assunto como "especulação" e garantiu que o treinador está totalmente focado na reta final do Brasileirão.

"Abel está focado em fechar a temporada da melhor forma possível. Nesse momento, toda e qualquer especulação fica de lado. Há duas semanas também noticiavam sondagens de Benfica e Al Ittihad. Ele tem contrato até fim de 2024 e sua cabeça está totalmente voltada para a reta final do Brasileiro", afirmou o comunicado.

Especulações sobre a saída

As especulações sobre uma possível saída de Abel Ferreira ganharam força pela procura do clube do Catar, mas se intensificaram também por conta de algumas entrevistas do português com falas sobre estar "de saco cheio" de jogos e viagens seguidas. Contudo, até mesmo os integrantes de sua comissão fizeram questão de desconversas sobre um possível saída.

O auxiliar Vitor Castanheira, que substituiu Abel Ferreira na vitória sobre por 4 a 0 sobre o América-MG, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, evitou falar sobre o assunto na coletiva e afirmou que não pode comentar especulações.

"Eu não devo comentar especulações, estamos aqui há três anos e já não é a primeira vez que sai este tipo de notícias. Não posso comentar especulações", disse o auxiliar, que comandou o time no dia 29 de novembro devido às suspensões do próprio Abel Ferreira e do auxiliar João Martins.

Acordo verbal com Al-Saad

Internamente há uma preocupação crescente de que uma oferta do Al-Sadd do Catar para Abel Ferreira possa balançá-lo a ir embora. Segundo informações do jornalista Cesar Luis Merlo, o treinador realizou um acordo verbal com o clube para o próximo ano.

Até o momento, o Palmeiras ainda conta com o técnico português e sua comissão no planejamento da próxima temporada.

Qual o salário de Abel Ferreira?

O salário que Abel Ferreira recebe hoje no comando do Palmeiras é R$ 3 milhões. Caso o acordo se concretize, os rumores são que o treinador ganhará cinco vezes mais.

Acompanhe tudo sobre:PalmeirasFutebol

Mais de Esporte

Veja o ranking de patrocínios milionários do futebol no Brasil

1,7 bilhão de euros: o que representa o novo contrato entre Barcelona e Nike?

Real Madrid segue imbatível entre os clubes que mais ganharam seguidores nas redes sociais

Cidade do México intensifica investimentos em mobilidade e segurança para a Copa do Mundo de 2026