ESG

Apoio:

Logo TIM__313x500
logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
ONU_500X313 CBA
ONU_500X313 Afya
ONU_500X313 Pepsico
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Zara tem nova CEO no Brasil

Silvia Machado, que teve passagens pela Arezzo e Magalu, assume a operação da marca espanhola no país

A executiva Silvia Machado, que acaba de assumir como CEO da Zara no Brasil (Divulgação/Divulgação)

A executiva Silvia Machado, que acaba de assumir como CEO da Zara no Brasil (Divulgação/Divulgação)

Lia Rizzo
Lia Rizzo

Editora ESG

Publicado em 5 de novembro de 2024 às 20h01.

Última atualização em 5 de novembro de 2024 às 21h07.

Tudo sobreExame Plural
Saiba mais

Passando globalmente por uma remodelação tanto na estrutura de gestão quanto no formato de lojas, posicionamento e estilo, o grupo Inditex Zara tem uma nova CEO no Brasil. Silvia Machado passa a liderar a operação no país e anunciou a novidade nesta semana, em uma rede social. A executiva é uma das profissionais mais influentes na indústria de varejo de moda brasileiro.

Antes de chegar à Zara, foi diretora da Arezzo&Co e diretora executiva de moda e beleza e CMO do Magazine Luisa. Embora tenha sido contratada em agosto, a executiva passou cerca de dois meses na operação européia e entre filiais, até receber o bastão definitivo no Brasil, em outubro.

Nos últimos meses, o companhia tem feito uma série de movimentos que incluiram, no Brasil, a inauguração de uma flagship no shopping Higienópolis, loja conceito a exemplo de outras unidades em Lisboa, Paris, Madri e Londres, num espaço de 2 mil m². A partir de então, outras lojas passaram a contar com inovações propostas na flagship, como caixas de autoatendimento e disposição diferenciada dos produtos.

Herdeira na presidência não executiva

Há pouco mais de um ano, Marta Ortega, filha mais nova de Armando Ortega, fundador e maior acionista do grupo Inditex, passou a ocupar uma presidência "não executiva" global. Desde então, tem sido atribuída a ela, a estratégia de aumentar preços e estabelecer novas lojas em lugares mais privilegiados, mirando consumidores de maior poder aquisitivo.

O foco da empresa, no entanto, segue na agilidade em criar e lançar novas coleções, rapidez logística - no Brasil, já vinha sendo testado o modelo de compra online para retirada horas mais tarde - e capilaridade. Atualmente, a marca está presente em 86 países, com mais de 1800 lojas. Em termos de estilo, recentemente adotou a fórmula de coleções cápsula premium e collabs com estilistas festejados e celebridades.

Acompanhe tudo sobre:Exame PluralZaraModaMulheres executivas

Mais de ESG

Sob pressão de países ricos e atenção dividida com G20, começa semana crucial da COP29

Capital da Índia atinge nível de poluição 60 vezes maior ao aceitável pelas normas internacionais

Lula pede apoio para ações climáticas nas cidades do mundo

Lotada de lobistas, COP29 deve ser a segunda maior da história