Exame Logo

Renner utiliza blockchain para rastrear nova coleção de jeans com algodão sustentável

A varejista do setor de moda lança nova coleção com rastreabilidade digital, possibilitando que os consumidores acompanhem todo o ciclo produtivo das peças

Coleção de jeans rastreavéis: a Renner lança nova coleção de peças em jeans 100% rastreadas com a tecnologia blockchain (Rakop Tanyakam/EyeEm/Getty Images)
FB

Fernanda Bastos

Publicado em 27 de janeiro de 2023 às 14h17.

Última atualização em 27 de janeiro de 2023 às 14h39.

A Renner , uma das maiores varejistas de moda no Brasil, lança uma nova coleção de peças em jeans produzidas com algodão com certificação socioambiental e rastreadas com a tecnologia Blockchain. São oito modelos femininos à venda no e-commerce e em lojas físicas da Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco.

O lançamento é uma parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que iniciou o desenvolvimento da coleção de jeans femininos rastreáveis por blockchain no ano passado. Tudo isso por meio do programa SouABR (Sou de Algodão Brasileiro Responsável).

Veja também

“Há mais de dez anos, a Abrapa vem estruturando suas frentes de atuação para garantir a oferta de uma fibra de alta qualidade, produzida com responsabilidade socioambiental e que tenha sua origem rastreável. Ficamos muito felizes e orgulhosos em ter a Renner como marca pioneira nesta missão, iniciando uma nova jornada em prol da sustentabilidade das marcas de moda”, declara Alexandre Pedro Schenkel, presidente da Abrapa.

Assine a newsletter EXAME ESG, com os conteúdos mais relevantes sobre diversidade e sustentabilidade nos negócios

Como funciona a rastreabilidade?

O objetivo da tecnologia de rastreabilidade digital desenvolvida pela Abrapa é garantir transparência sobre a origem e a trajetória de cada peça, permitindo o acompanhamento de todo o ciclo de produção: desde a fazenda que cultiva a matéria-prima passando pela fiação, tecelagem ou malharia, confecção e varejo. Quando inseridas no sistema, as informações são criptografadas e não podem ser alteradas. Todas as informações estão disponíveis por meio da leitura de um código QR impresso nas etiquetas, que remete a uma página (landing page). “Queremos ser um agente de transformação do setor de moda”, completa o gerente-geral de sustentabilidade da Lojas Renner, Eduardo Ferlauto.

Como obter a certificação ABR?

Para obter a certificação socioambiental ABR, as fazendas de algodão são auditadas por órgãos terceiros — com acreditação internacional — e precisam atender a mais de 180 pontos de verificação. Entre eles, estão: contrato de trabalho obrigatório e condições dignas para os trabalhadores, além de veto a discriminação, boas práticas de preservação e o cumprimento de 100% das leis ambientais brasileiras.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Indústria de roupasModaRennerRoupas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de ESG

Mais na Exame