Exame Logo

Reciclagem de plásticos e aparas de papel: Conheça as ações sustentáveis da Irani

Irani é destaque na categoria Papel e Celulose no Melhores do ESG 2023

Sérgio Ribas, CEO da Irani (Leandro Fonseca/Exame)
Fernanda Bastos

Repórter de ESG

Publicado em 11 de junho de 2023 às 18h01.

Última atualização em 13 de junho de 2023 às 11h02.

A indústria de base florestal, mais especificamente a de papel e celulose, tem um desafio ambiental relevante. E a Irani, uma das mais relevantes do setor, conta com uma estrutura organizacional bastante robusta para lidar com a temática.

A companhia tem uma área técnica de sustentabilidade, comitê de ESG e um núcleo de sustentabilidade — no qual funcionários podem discutir os pilares da sustentabilidade a fim de propor melhorias ou sugestões aos diretores executivos.

Veja também

Frente ambiental

Sérgio Ribas, CEO da Irani, explica que um foco importante da atuação da empresa é a preocupação com o tratamento de efluentes e uso da água, um passo fundamental para a produção de papel.

Ribas explica que, além da plantação de celulose, a companhia conta com um braço responsável pela extração de resinas. “Nós somos a única empresa do mundo que tem essas florestas certificadas de extração pelo FSC”, comenta Ribas.

Metas dos últimos anos

O executivo explica que as metas são definidas por décadas, e pensando no pilar social. Alguns dos objetivos são 40% de mulheres no quadro da empresa e 50% de mulheres nos cargos de liderança.

Entre as ações que se destacam nos últimos anos, Ribas destaca duas: a reciclagem das aparas de papel e das embalagens, que alcançou 70% do material nos últimos anos, e a frente de reciclagem de plástico, evitando que o material vá para aterros e tenha seu ciclo de vida estendido.

Acompanhe tudo sobre:Melhores do ESG 2023ÁguaSustentabilidadePapel e CelulosePlásticos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de ESG

Mais na Exame