Exame Logo

Pepsico e Eureciclo apoiam circularidade de embalagens UHT com créditos de reciclagem

Em entrevista exclusiva à EXAME, fabricante de bebidas e organização de tratamento de resíduos capacitam catadores e cooperativas e apoiam venda pós-consumo de embalagens

PepsiCo está incentivando os consumidores a separar as caixas longa-vida e garantir que elas sejam limpas antes do descarte (Eureciclo/Divulgação)
Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 19 de fevereiro de 2025 às 16h54.

Última atualização em 19 de fevereiro de 2025 às 16h58.

A fabricante de alimentos e bebidas PepsiCo e a eureciclo, organização dedicada ao fortalecimento da cadeia de reciclagem de resíduos, firmaram uma parceria inédita para estruturar a coleta, separação e retorno das embalagens longa-vida (UHT).

A iniciativa visa estruturar a cadeia de reciclagem dessas embalagens e gerar um impacto socioambiental positivo ao envolver cooperativas de dez estados. Por meio da capacitação de catadores e catadoras, o projeto busca valorizar as embalagens longa-vida, garantindo um valor mais atrativo para a compra das embalagens pós-consumo.

Veja também

Desde meados de 2024, cerca de 50 cooperativas foram treinadas para a triagem das embalagens longa-vida, incluindo a separação das camadas de papel, alumínio e plástico.

Tania Sassioto, diretora de inovação da eureciclo, explica que as formações buscam ensinar aos catadores a importância de separar os materiais e como tornar essa seleção mais viável. “Essa etapa é a diferença entre ter um material 100% reciclado e um item que vai para o lixo porque as máquinas não conseguem aproveitar”, conta.

Reciclagem no Brasil

De acordo com a gerente de sustentabilidade corporativa da PepsiCo, Priscila Papazissis, que conversou com exclusividade com a EXAME, a iniciativa surgiu a partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos , que trata do cenário macro da reciclagem, mas deixa de fora materiais mais difíceis de reciclar. “Os plásticos das embalagens, por exemplo, são deixados de lado, então propusemos à eureciclo uma ação específica para esses materiais”, explica.

A parceria garante o rastreamento, certificação e auditoria das embalagens, assegurando que o material seja corretamente reciclado. O projeto também conta com a colaboração de empresas como Tetra Pak e CBA, que auxiliam na separação eficiente do papel e do alumínio das embalagens longa-vida, tornando-as 100% recicláveis.

Créditos de reciclagem

Além disso, as empresas têm utilizado créditos de reciclagem como uma estratégia para viabilizar a logística, permitindo que as cooperativas cubram os custos de transporte e aumentem a coleta das embalagens.

Essa estratégia já tem mostrado resultados positivos, com a separação de grandes volumes de embalagens em áreas mais afastadas. A meta é recuperar 6 mil toneladas de embalagens longa-vida e expandir o projeto para mais dois estados, incluindo o Pará.

Startup nordestina movimenta R$ 4,4 milhões para catadores e cooperativas com economia circular

A parceria entre PepsiCo e eureciclo também traz benefícios socioeconômicos significativos. O aumento da remuneração pelo material reciclado permite que as cooperativas e catadores, em grande parte informais, aprimorem ou expandam suas operações, criando novas oportunidades de geração de renda.

“O comprador paga uma parte pelo material reciclado e nós pagamos outra, como um serviço extra pelo recolhimento. Isso viabiliza a coleta de materiais que poderiam ser ignorados”, explica Tania.

Para Priscila, não se trata de um projeto de curto prazo. “Queremos expandir para mais dois estados em breve, incluindo o Pará, sede da COP30. Muitas cooperativas enfrentam dificuldades no Norte do país, onde os custos de frete são mais altos”, explica.

Conscientização dos compradores

O projeto também trabalha na conscientização dos consumidores. “Dependemos de quem consome para que o resíduo seja separado e destinado corretamente”, afirma.

Por isso, a PepsiCo está incentivando os consumidores a separar as caixas longa-vida e garantir que elas sejam limpas antes de serem descartadas no lixo reciclável.

Essa estratégia também será incorporada às novas embalagens e campanhas de Toddynho e Kero Coco, com histórias e chamadas para a reciclagem dos materiais UHT.

“Quando uma marca do porte da PepsiCo influencia toda a sua cadeia e o consumidor, temos uma solução escalável e sustentável. É nosso papel apresentar todas as possibilidades para um mundo melhor”, afirma Tania.

Reciclagem: confira imagens da economia circular

Acompanhe tudo sobre:ReciclagemPepsicoReciclagem profissionalEmbalagens

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as notícias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de ESG

Mais na Exame