ESG

Mulheres ganham espaço no comando de petroleiras

As mulheres representam quase metade da força de trabalho global, mas respondem por apenas 22% da indústria de petróleo e gás

ExxonMobil: ESG ficou para trás? (Nick Oxford/File Photo/Reuters)

ExxonMobil: ESG ficou para trás? (Nick Oxford/File Photo/Reuters)

B

Bloomberg

Publicado em 18 de outubro de 2021 às 13h06.

Última atualização em 18 de outubro de 2021 às 13h15.

As maiores empresas de petróleo e gás da Europa ainda não viram uma mulher assumir o comando, mas sua representação na mesa principal melhora gradualmente.

Na sexta-feira, a Royal Dutch Shell nomeou Zoe Yujnovich, veterana do setor de energia, para liderar a divisão de produção e exploração, a partir de 25 de outubro. Ela também fará parte do comitê executivo da empresa ao lado da diretora financeira, Jessica Uhl, atualmente a única mulher no time.

  • Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso.

O equilíbrio de gênero no comando da Shell vai espelhar a liderança da francesa TotalEnergies, com duas mulheres e seis homens no comitê principal.

A BP é a petroleira mais próxima da paridade depois de nomear Anja-Isabel Dotzenrath para liderar a unidade de baixo carbono a partir de março de 2022. Com a mudança, o comitê executivo de 12 membros da empresa com sede em Londres precisará de apenas mais uma mulher para alcançar o equilíbrio de gênero.

As mulheres representam quase metade da força de trabalho global, mas respondem por apenas 22% da indústria de petróleo e gás, de acordo com pesquisa da Agência Internacional de Energia. Esse número cai para menos de 15% dos cargos de alto escalão em setores que refinam derivados de petróleo e extraem petróleo e gás, segundo a pesquisa.

A EXAME na COP26: acompanhe a cobertura da conferência mais importante do ano direto de Glasgow, na Escócia

 

 

Acompanhe tudo sobre:MulheresPetróleo

Mais de ESG

Como analisar investimentos com essa técnica criada no século 18

Lula pede apoio para ações climáticas nas cidades do mundo

Que tipo de credor você é? Conheça as garantias nas ofertas de investimentos

Lotada de lobistas, COP29 deve ser a segunda maior da história