Exame Logo

Grupo Boticário: 75% dos produtos têm atributos de sustentabilidade

Grupo o Boticário é destaque na categoria Farmacêutico e Beleza no Melhores do ESG 2023

Fábrica do Grupo Boticário, empresa destaque no Melhores do ESG, da EXAME (Leandro Fonseca/Exame)
Marina Filippe

Repórter de ESG

Publicado em 11 de junho de 2023 às 18h04.

Última atualização em 13 de junho de 2023 às 11h11.

O fabricante de cosméticos Grupo Boticário tem, cada vez mais, estruturado o tema ESG. Exemplo disso é a criação do Comitê Executivo de Sustentabilidade e Diversidade, em 2021, e da diretoria ESG há cerca de um ano. “O grupo tem um histórico em práticas ESG, mas a estruturação dá ainda mais força e organização ao tema”, diz Fabiana de Freitas, vice-presidente de jurídico, compliance, ESG e assuntos institucionais.

Para além da alta liderança, toda a produção visa processos de menor impacto ambiental, o que faz com que o grupo considere 75% dos produtos sustentáveis, isto é, com algum atributo, como fabricação ecoeficiente, produto vegano, redução de ingredientes, uso de plástico verde, entre outros.

Veja também

Os temas ESG também são repassados aos fornecedores, que recebem treinamentos de letramento e boas práticas de sustentabilidade, por exemplo. Há ainda um portal de compras afirmativas, ou seja, uma página em que possíveis fornecedores se cadastram desde que as empresas tenham 51% ou mais do quadro de controle formado por mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+ ou com deficiência.

A companhia tem em seu quadro 45% de funcionários negros e 60% de mulheres. Na liderança, 24,8% das pessoas são negras, e as mulheres representam 38,2% da diretoria. “Trabalhamos para avançar os indicadores de diversidade por meio de programas como o de indicação de pessoas de grupos socialmente minorizados, além de vagas afirmativas e mentorias”, diz Fabiana.

Acompanhe tudo sobre:Melhores do ESG 2023BoticárioBelezaSustentabilidade

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de ESG

Mais na Exame