ESG

Apoio:

Logo TIM__313x500
logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
ONU_500X313 CBA
ONU_500X313 Afya
ONU_500X313 Pepsico
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Carro elétrico que carrega em 5 min? Em breve, será possível

Startups desenvolvem tecnologia que utiliza silício no lugar de grafite nas baterias de íon lítio, o que permite fazer recargas ultrarrápidas

Atualmente, já existem redes de carregamento rápido que abastecem um carro elétrico em 40 minutos, como as da Porsche e da Tesla (Martin Pickard/Getty Images)

Atualmente, já existem redes de carregamento rápido que abastecem um carro elétrico em 40 minutos, como as da Porsche e da Tesla (Martin Pickard/Getty Images)

RC

Rodrigo Caetano

Publicado em 8 de março de 2021 às 11h10.

Última atualização em 8 de março de 2021 às 18h10.

Quer comprar um carro elétrico, mas tem medo de ficar sem bateria na estrada? Seus problemas acabaram. Uma série de startups está desenvolvendo um tipo de bateria que recarrega em apenas 5 minutos, tempo inferior ao de uma parada no posto de combustíveis.

Esteja preparado para discutir sobre ESG e aprenda com empresas que já vivem essa realidade

A israelense StoreDot está trabalhando, atualmente, em mais de 100 protótipos. O segredo da tecnologia é a substituição do grafite utilizado no ânodo da bateria, ou seja, em seu eletrodo negativo, por silício.

Segundo o fundador da companhia, Doron Myersdorf, essa simples modificação permite reduzir o tempo de carregamento de algumas horas, como no caso dos modelos da Tesla, para alguns minutos. Mas, apesar da tecnologia já ser, teoricamente, viável, levará até 5 anos para que o produto esteja pronto para o mercado.

Outra inovação nessa área vem do automobilismo. A geração 2022 de carros da Formula E, categoria que só aceita veículos elétricos monoposto, virá equipada com um conjunto de bateria e carregador capaz de recarregar um Model S, da Tesla, em 10 minutos. Os carros serão carregados durante a corrida e a expectativa é de que as paradas sejam tão rápidas quanto na Fórmula 1, mesmo com o abastecimento.

O tempo de carregamento das baterias diminui a passos largos. Porsche e Tesla, por exemplo, já contam com estações de carregamento rápido, espalhadas pela Europa e pelos Estados Unidos, que abastecem os carros em 40 minutos, tempo de ir ao banheiro e tomar um café, por exemplo.

No final do ano passado, a Volkswagen anunciou uma parceria com a E.ON, empresa de energia, para desenvolver uma estação de carregamento “plug and play”, que facilitará a vida de governos e prefeituras na criação da infraestrutura para o carro elétrico.

O equipamento conta com um sistema próprio de bateria, ou seja, não está simplesmente conectado à rede. Isso permite que ele seja ligado a qualquer tomada, sem a necessidade da instalação de uma infraestrutura elétrica especial. A configuração ainda pode ser feita online.

A estação é capaz de carregar dois carros simultaneamente, e oferece energia suficiente para rodar 200 km, em 15 minutos. Os primeiros equipamentos estão sendo testados na cidade de Essen, na Alemanha, sede da E.ON. Em breve, abastecer um carro elétrico será tão fácil quanto parar no posto, mas com um impacto muito menor para o planeta.

Assine a newsletter Exame.ESG e descubra como a sustentabilidade empresarial impacta diretamente a performance de seus investimentos

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

 

 

 

Acompanhe tudo sobre:BateriasCarros elétricosEXAME-no-InstagramStartups

Mais de ESG

Marina Silva e outras lideranças retornam à COP29 para salvar reta final de negociações

A luta do MOVER para 10 mil negros chegarem na liderança

Pegou mal. Sem menção a combustíveis fósseis, G20 frustra representantes na COP29

Por que grupos minorizados precisam participar da governança na filantropia?