Esfera Brasil
Um conteúdo Esfera Brasil

Eduardo Braga, Campos Neto e Mercadante participam da 2ª edição do Fórum Esfera

Evento promove reunião entre autoridades e empresários da Esfera Brasil no Guarujá (SP), nos dias 25 e 26, para debater a reforma tributária e economia verde

Empresários, autoridades e representantes dos três poderes vão tratar de assuntos que podem destravar barreiras ao desenvolvimento nacional. (Esfera Brasil/Divulgação)

Empresários, autoridades e representantes dos três poderes vão tratar de assuntos que podem destravar barreiras ao desenvolvimento nacional. (Esfera Brasil/Divulgação)

Esfera Brasil
Esfera Brasil

Plataforma de conteúdo

Publicado em 24 de agosto de 2023 às 08h00.

Pelo segundo ano consecutivo, a Esfera Brasil reúne no Guarujá, no litoral de São Paulo, grandes nomes do empresariado e autoridades para debater temas de relevância para o desenvolvimento nacional. A edição de 2023 vai abordar a reforma tributária, a reindustrialização do País, economia verde, infraestrutura, o novo PAC, a composição do PIB nacional, saúde, segurança jurídica para os negócios, cibersegurança na era das mídias sociais e tecnologia.

Entre os palestrantes confirmados estão o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta; o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto; o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante; o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo; o superintendente-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto; o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, além de senadores e deputados.

Para a CEO da Esfera Brasil, Camila Funaro Camargo, o momento global exige que a neoindustrialização esteja alinhada à inovação e sustentabilidade. “O mundo fala em economia verde e descarbonização de processos produtivos. É essa agenda que está sendo incentivada pelo governo e colocada em prática pela iniciativa privada. Temos uma grande oportunidade de unir crescimento econômico e proteção ao meio ambiente, retomar a competitividade nacional e ainda cumprir as metas para redução de emissões”, afirmou.

Veja também: Brasil está na pole position, mas precisa acelerar rumo à transição energética e à economia verde

Fiesp cobra alíquota máxima de 25% em texto da reforma tributária

O que é cibersegurança e quais ações devem ser adotadas em nome da proteção de dados

Para o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Rodrigo Rollemberg, o Brasil pode ser uma liderança mundial se souber aproveitar as oportunidades postas.

“Temos vantagens comparativas que precisamos transformar em vantagens competitivas. Por exemplo, temos a maior biodiversidade do planeta, grande disponibilidade de biomassa, uma matriz energética limpa, em comparação ao restante do mundo, e em expansão e abundância de água. Isso coloca o Brasil realmente numa pole position dessa nova economia verde e de baixo carbono”, afirmou à Esfera Brasil. “É uma corrida. O País tem condições especiais, mas, se a gente demorar, esse espaço poderá ser ocupado por outros países”, complementou Rollemberg.

O economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Igor Rocha, também acredita que o Brasil deve assumir o protagonismo mundial. “O Brasil pode absorver essa onda, juntamente com as sinalizações do governo quanto ao compromisso ambiental, o que tende a gerar uma sinergia fundamental com o setor privado”, defendeu.

Fórum Esfera

Serão nove painéis nos dois dias de evento. Um dos mais aguardados pelo empresariado vai abordar as mudanças que o Senado fará no texto da reforma tributária, aprovada pela Câmara dos Deputados em julho. O senador Eduardo Braga (MDB- AM), relator da matéria no Senado, será um dos debatedores. Participa também o secretário extraordinário da Reforma Tributária no Ministério da Fazenda, Bernard Appy.

Os governadores Cláudio Castro (RJ) e Rafael Fonteles (PI) e os ministros Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e Vinícius de Carvalho (Controladoria-Geral da União) serão painelistas. Pelo Judiciário, estão confirmadas as presenças dos ministros Luis Felipe Salomão e Isabel Gallotti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e de Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O evento, que acontece nos próximos dias 25 e 26, terá transmissão online no YouTube da Esfera Brasil e no portal da Exame.

Acompanhe tudo sobre:Aloizio MercadanteRoberto Campos Neto

Mais de Esfera Brasil

Governo define regras mais rígidas para distribuidoras de energia

Projeto aprovado no Senado prevê incentivos para hidrogênio verde

Segurança pública demanda solução integrada, atesta estudo encomendado pela Esfera Brasil

Fortalecer veículos pequenos é parte da solução para ‘desertos’ sem jornalismo no País, diz Google

Mais na Exame