Pesquisa governo RJ setembro: Castro lidera, com 35%, e Freixo tem 27%

Números são da pesquisa EXAME/IDEIA. Foram ouvidas 1.000 pessoas do estado do Rio de Janeiro entre os dias 16 e 21 de setembro
 (Arte/Exame)
(Arte/Exame)
D
Da Redação

Publicado em 26/09/2022 às 11:30.

Última atualização em 29/09/2022 às 19:11.

Veja os principais números da pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA para o governo do Rio de Janeiro de setembro de 2022.  Foram ouvidas 1.000 pessoas do estado do Rio de Janeiro entre os dias 16 e 21 de setembro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RJ-02658/2022. A pesquisa nacional tem registro BR-00586/2022. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. Confira o relatório completo.

Castro sai na frente no primeiro turno

O atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), lidera a disputa ao Palácio Guanabara, com 35% das intenções de voto no primeiro turno. Marcelo Freixo (PSB) vem logo depois, com 27%. Rodrigo Neves (PDT) está em terceiro, com 7%. Ainda em uma simulação de primeiro turno, estão empatados tecnicamente, dentro da margem de erro da pesquisa, Paulo Ganime (Novo) e Cyro Garcia (PSTU), com 3%. Juliete Pantoja (UP) e Eduardo Serra (PCB) ficaram com 1% cada. Brancos e nulos somam 8%, e os que não sabem são 15%.

Segundo turno

EXAME/IDEIA fez três cenários de segundo turno. Castro e Freixo estão tecnicamente empatados, dentro do limite da margem de erro. O atual governador aparece com 42%, e Freixo tem 37%. Em uma disputa com Neves, o candidato à reeleição Cláudio Castro aparece na frente, com 44% a 31%. Em uma simulação de Freixo contra Neves, os dois estão empatados, com vantagem para o candidato do PDT: 38% a 35%.

41% de indecisos

Entre os eleitores fluminenses, 59% dizem que já definiram o voto para governador. Os que podem mudar de candidato até o dia 2 de outubro são 28%, e aqueles que não sabem em quem votar somam 13%. Por idade, os mais jovens - de 16 a 24 anos - são os que menos têm o voto definido (55%). Olhando para a faixa de renda, pouco mais da metade dos que ganham acima de 5 salários - 55% - já definiram um número para apertar na urna eletrônica.

Senado: Romário lidera

O senador Romário (PL) segue liderando a corrida pela reeleição ao Senado no estado do Rio de Janeiro, segundo EXAME/IDEIA. O ex-jogador tem 33% das intenções de voto, à frente de Alessandro Molon (PSB), com 19%. Em terceiro vem Cabo Daciolo (PDT), com 10%. Com exceção dos cinco primeiros, os demais candidatos tiveram 1% ou menos das intenções de voto cada. Não sabem/não responderam ou brancos e nulos somam, juntos, quase 20% dos votos.

Nacional: Lula com 41%, e Bolsonaro com 39%, no RJ

Entre os eleitores do Rio de Janeiro, a disputa pela Presidência da República está tecnicamente empatada entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), mostra a pesquisa EXAME/IDEIA. O petista tem 41% das intenções de voto no estado, enquanto o presidente tem 39%. Os números são da pesquisa estimulada, quando o entrevistador cita quais candidatos estão concorrendo. Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Simone Tebet (MDB), com 4%. Felipe D'Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Soraya Thronicke (União Brasil) têm 1% das intenções de voto cada, no RJ.

 

Veja como foram as últimas pesquisas eleitorais de 2022: