Pesquisa governo de MG julho: Zema tem 46%, e Kalil aparece com 25%

Para a pesquisa EXAME/IDEIA, foram ouvidas 1.000 pessoas do estado de Minas Gerais entre os dias 1º e 6 de julho
 (Arte/Exame)
(Arte/Exame)
D
Da RedaçãoPublicado em 15/07/2022 às 12:08.

Leia abaixo os principais dados da pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA do governo de Minas Gerais. Para a pesquisa, foram ouvidas 1.000 pessoas do estado de Minas Gerais entre os dias 1º e 6 de julho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MG-08645/2022. O registro original foi feito no dia 1º de julho. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. Leia o relatório completo.

Zema em primeiro

A disputa pelo governo de Minas Gerais mostra uma distância de 21 pontos percentuais entre os dois nomes com maior número de intenção de voto em um primeiro turno. Em uma pergunta estimulada, em que os entrevistados precisam escolher o nome de uma lista, o governador Romeu Zema (Novo) tem 46%, e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), aparece com 25%. Atrás de Zema e Kalil estão Marcus Pestana (PSDB), com 6%, Carlos Viana (PL), com 5%, e Lorene Figueiredo (PSOL), com 2%. Os demais nomes pontuaram 1% cada. Brancos e nulos somam 5%, e os que não sabem são 8%.

Zema vence cenários de segundo turno

Com Zema na liderança e uma diferença significativa para os demais pré-candidatos, EXAME/IDEIA simulou três possíveis cenários de segundo turno. O governador venceria a disputa contra Kalil (55% a 31%), e contra Viana (60% X 25%). A pesquisa ainda fez um teste de Kalil disputando o segundo turno com Viana. O ex-prefeito sairia vencedor, com 40% a 30%.

Senado indefinido, mas com Aécio em vantagem

É praticamente esperado nas eleições que o brasileiro decida seu voto para o cargo de senador mais próximo do pleito. Em uma pergunta estimulada, 39% dos eleitores mineiros dizem que ainda não sabem em quem votar. O deputado federal Aécio Neves (PSDB), que já foi senador pelo estado do Sudeste, lidera as intenções de voto, com 14%. Alexandre Silveira (PSD), que disputa a reeleição, tem 8%.

Lula lidera em Minas Gerais

Nas últimas eleições presidenciais, o postulante ao Palácio do Planalto que venceu em Minas Gerais, saiu também vitorioso nacionalmente. Se em 2018, o presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu entre os mineiros, a situação pode não se repetir em 2022. De acordo com a pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em Minas Gerais, com 41%, e Bolsonaro tem 35%, no primeiro turno.

VEJA TAMBÉM