Economia

Volume de cheques sem fundos cai em junho, aponta Serasa

Primeiro semestre teve alta de inadimplência por conta de inflação em nível elevado, juros mais altos e baixo dinamismo da atividade econômica


	Cheque: Roraima foi estado com maior índice de devoluções em junho: 11,94% dos cheques foram sem fundo
 (Getty Images)

Cheque: Roraima foi estado com maior índice de devoluções em junho: 11,94% dos cheques foram sem fundo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de julho de 2014 às 16h29.

São Paulo - O porcentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 1,92% em junho, ante 2,17% em maio e 1,94% em junho do ano passado, informou nesta quinta-feira, 24, a Serasa Experian.

No acumulado do primeiro semestre, o índice ficou em 2,09%, contra 2,08% em igual intervalo de 2013.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a alta da inadimplência com cheques no primeiro semestre, ainda que pequena, é fruto da deterioração das condições macroeconômicas, notadamente a inflação em nível elevado, os juros mais altos que os vigentes durante o mesmo período do ano passado e o baixo dinamismo da atividade econômica.

A redução da inadimplência em junho ante maio é reflexo basicamente da sazonalidade, pois, em decorrência do Dia das Mães, costuma-se ter um índice de cheques devolvidos mais alto em maio.

Roraima liderou o ranking estadual dos cheques sem fundos nos primeiros seis meses de 2014, com 11,94% de devoluções. O Amazonas foi o Estado com o menor porcentual (1,16%). Entre as regiões, a Norte registrou a maior inadimplência, com 4,28% de cheques devolvidos, ao passo que a região Sudeste foi a mais confiável (1,61%).

O Indicador Serasa Experian consiste no levantamento mensal sobre a quantidade de cheques devolvidos por insuficiência de fundos em relação ao total de cheques compensados. Somente é considerada a segunda devolução.

Acompanhe tudo sobre:Cheque especialDia das Criançaseconomia-brasileiraEmpresasempresas-de-tecnologiaExperianInadimplênciaIndicadores econômicosInflaçãoSerasa Experian

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor