Economia

Receita admite lentidão no início do prazo de entrega do IR

Segundo o órgão, o grande número de acessos para baixar o programa do imposto de renda teria causado congestionamento no site, que já opera normalmente


	Declaração de Imposto de Renda: prazo para entregar a declaração termina em 30 de abril
 (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Declaração de Imposto de Renda: prazo para entregar a declaração termina em 30 de abril (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2015 às 12h48.

Brasília - A Receita Federal admitiu que no início do prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoas Físicas (IRPF) 2015 hoje (2) houve lentidão no site do órgão.

O motivo, informou o Supervisor do Imposto de Renda, Joaquim Adir, por meio da assessoria de imprensa da Receita, foi o fato de um número elevado de contribuintes terem acessado a página para fazer o download do programa do imposto de renda. O problema, segundo ele, já não existe.

Como o programa é livre, a tendência é que, como em todos os anos, vários portais disponibilizem o programa ao longo do dia. O internauta deve levar em consideração também a velocidade de conexão do seu serviço de internet.

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015,  que começou hoje, vai até o dia 30 de abril. As pessoas que entregam a declaração no início do prazo têm prioridade para receber a restituição.

Também têm prioridade para receber a restituição pessoas com mais de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental e com doença grave.

Este ano, cerca de 27,5 milhões de contribuintes devem prestar contas ao Fisco. A multa por atraso de entrega é estipulada em 1% ao mês-calendário até 20%.

O valor mínimo é R$165,74. Um passo a passo com cada etapa da entrega está disponível na página da Receita. Basta o usuário clicar em cada ponto para obter mais detalhes. 

Acompanhe tudo sobre:Imposto de Renda 2020ImpostosInternetLeãoreceita-federal

Mais de Economia

Plano Real: estabilização da economia transformou o Brasil em ambiente seguro para investir

Lula diz que vai "trocar o BC" e que tem expectativas de que a taxa de juros vá cair

Lula diz que estuda isentar do Imposto de Renda o PLR destinado a empregados

Prévia do PIB: IBC-Br sobe 1,40% em junho, acima do esperado

Mais na Exame