Economia

Produção industrial mantém modesto ritmo de crescimento

Setor registra leve alta pelo segundo mês consecutivo, após desacelerar em julho

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h07.

Após registrar queda de 1,3% em junho, a produção industrial demonstra modesta recuperação e registra, pelo segundo mês consecutivo leve alta. Em agosto, o índice calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) subiu 0,7%, depois de crescer 0,6% em julho.

Para a consultoria UpTrend, a "melhora do desempenho da produção industrial ocorre em virtude da expectativa de aumento da demanda interna, impulsionada pela continuidade do afrouxamento monetário ao longo do primeiro semestre de 2006 e dos aumentos dos gastos do governo, proporcionando maior volume de recursos em circulação no país". Dos 23 setores analisados, 15 melhoraram a produção. Segundo o IBGE, o resultado do mês retrasado decorreu, principalmente, do setor de equipamentos de transporte, que cresceu  11%. Já as indústrias farmacêutica, de metalurgia básica e de alimentos reduziram a produção em 5,3%, 2,8% e 1,9%, respectivamente.

Assim, a fabricação de bens de capital subiu 2,8%, seguida pelo setor de bens de consumo duráveis, que reverteu três quedas consecutivas e aumentou em 1,6% sua produção. Somente o setor de bens semi e não duráveis registrou retração, caindo 0,9% de junho para julho, na terceira queda consecutiva no ano.

Acumulados

No ano, a produção industrial apresenta crescimento de 2,8%, com aumento em 20 setores analisados. A fabricação de máquinas para escritório e equipamentos para informática - principalmente computadores e monitores - foi a que mais expandiu entre janeiro e agosto, 54,5%. A indústria de máquinas, aparelhos e materiais elétricos também registra forte crescimento, de 13,9% no ano.

Em 2006, os bens de consumo duráveis tiveram aumento de 6,4% na fabricação, enquanto nos de capital, o crescimento foi de 5,8% e, nos de consumo semi e não duráveis, 2,6%.

Nos últimos 12 meses, terminados em agosto, a expansão da produção industrial ficou em 2,2%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

MDIC quer ampliar Programa Reintegra a partir de 2025, diz Alckmin

Selic deve subir 0,25 ponto percentual e tamanho do ciclo depende dos EUA, diz economista da ARX

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros