Os 5 países com o maior número de bilionários
Estados Unidos têm o maior número de moradores com patrimônio acima de US$ 1 bilhão
Da Redação
Publicado em 9 de novembro de 2012 às 05h30.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h16.
São Paulo – O mundo abriga 2.160 pessoas com um patrimônio acima de 1 bilhão de dólares. Os dados são da consultoria Wealth-X, que estudou os dados sobre a população de super-ricos no mundo. Pela definição da pesquisa , super-rico é aquela pessoa que têm um patrimônio total de, no mínimo, 30 milhões de dólares. Desse grupo mundial, os bilionários respondem por 1,2% do total em números absolutos e controlam 24% da fortuna dessa população, com um patrimônio total de 6,190 trilhões de dólares. Segundo dados disponíveis no relatório, o Brasil tem 49 bilionários e não figuraria no “Top 5” do ranking . Confira nas próximas páginas os cinco países com o maior número de bilionários, segundo a Wealth-X.
O país ganha disparado no ranking dos que mais abrigam bilionários no mundo. Segundo o relatório, são 480 morando no país, que têm, em média, um patrimônio de 4,3 bilhões de dólares cada. Na pesquisa de um ano antes, o número de bilionários nos Estados Unidos era de 455 pessoas.
A população de bilionários caiu em um ano na China, passando de 150 pessoas para 147 na pesquisa mais recente. Essa população tem no total 380 bilhões de dólares em patrimônio, abaixo dos 540 bilhões de dólares registrados um ano antes.
O número de bilionários e fortuna total permaneceu quase estável entre a pesquisa do ano passado e a mais recente. São 140 pessoas com mais de 1 bilhão de dólares no Reino Unido, que têm juntas um patrimônio de 430 bilhões de dólares.
Na Alemanha moram 137 bilionários, apontou o relatório. Embora o número de pessoas seja menor, a fortuna total desse público é maior que o total do Reino Unido e China, somando 550 bilhões de dólares.
A população de bilionários na Índia diminuiu, passando de 115 pessoas no ano passado, para 109 nesse ano. O patrimônio total desse público é de 190 bilhões de dólares.
Mais lidas
Mais de Economia
Em carta a Haddad, Galípolo cita dólar, alimentos e quadro fiscal ao explicar inflação fora da metaEm vídeo, Lula reforça que governo não vai taxar transferências via PixPotencial econômico da China é visto como forte por mais de 70% globalmenteChina amplia déficit e intensifica políticas fiscais para crescimento em 2025