Exame Logo

Inadimplência do consumidor sobe em abril, diz Serasa

O Indicador de Inadimplência do Consumidor, apurado pela Serasa Experian, subiu 2,9% em abril na comparação com março

Inadimplência do Consumidor: as principais responsáveis pela alta no indicador em abril foram as dívidas com bancos, que subiram 6,7% (Marcos Santos/USP Imagens)
DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2013 às 11h15.

São Paulo - O Indicador de Inadimplência do Consumidor, apurado pela Serasa Experian , subiu 2,9% em abril na comparação com março. Em relação a abril de 2012 houve alta de 6,7%.

"A inflação elevada reduzindo o poder aquisitivo da renda do trabalhador, o alto comprometimento do salário com dívidas, o crédito mais seletivo nas instituições financeiras e o aumento dos juros contribuíram para o aumento da inadimplência do consumidor em abril", avaliam os economistas da instituição.

Veja também

As principais responsáveis pela alta no indicador em abril foram as dívidas com bancos, que subiram 6,7%, e os títulos protestados, que subiram 17,7%. No movimento contrário, cheques e dívidas não bancárias (com cartões de crédito, financeiras, etc) recuaram 2,1% e 0,5%, respectivamente.

Na comparação do acumulado dos primeiros quatro meses do ano com o mesmo período de 2012, a alta foi de 9,5%. O resultado mostra que o índice "continua perdendo fôlego", diz a Serasa. No primeiro trimestre do ano ante mesmo período do ano passado, a alta foi de 10,5%.

No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, o valor médio da inadimplência não bancária caiu 15,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os valores médios da inadimplência com títulos protestados, dívidas com os bancos e cheques sem fundos registraram alta de 0,1%, 7,5% e 10,5%, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:ConsumidoresEmpresasempresas-de-tecnologiaExperianInadimplênciaSerasa Experian

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame