Economia

FMI diz que Trump será bom para economia dos EUA

Planos de Trump para investimentos adicionais nos EUA em infraestrutura e suas prováveis reformas fiscais impulsionarão a economia, disse Lagarde.

Christine Lagarde: ela reconheceu que as políticas de Trump provavelmente apertarão os mercados internacionais (Philippe Wojazer/Reuters)

Christine Lagarde: ela reconheceu que as políticas de Trump provavelmente apertarão os mercados internacionais (Philippe Wojazer/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de fevereiro de 2017 às 10h18.

Dubai - A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse que o presidente dos EUA, Donald Trump, assumindo o cargo, é provável que seja bom para economia americana no curto prazo, embora o aumento das taxas de juros e o fortalecimento do dólar devam desafiar o comércio global.

Lagarde disse que os planos de Trump para investimentos adicionais nos EUA em infraestrutura e suas prováveis reformas fiscais impulsionarão a economia. Entretanto, Lagarde reconheceu que as políticas de Trump provavelmente apertarão os mercados internacionais.

"Esse é um aperto que vai ser difícil na economia global e para as quais as economias têm de se preparar", disse Lagarde durante um evento da Cúpula Mundial de Governo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Perguntada como o mundo perderá com a ascensão de Trump e a saída do Reino Unido da União Europeia, Lagarde descreveu "um impulso traiçoeiro" de antiglobalização e pensamento protecionista.

"Temos dito que a globalização é grande, o comércio internacional é grande, e realmente é", disse ela. "Mas não olhamos para aqueles que estavam mal ou que serão negativamente impactados", acrescentou.

Ela culpou esses impactos negativos em parte sobre a ascensão de robôs que ficarão em lugar de empregos, bem como o encolhimento dos ganhos da classe média global.

Lagarde cautelosamente evitou perguntas sobre seus pensamentos sobre Trump e suas decisões. Ainda assim, ela enfatizou a importância dos dados e fatos na tomada de decisões. Fonte: Associated Press

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpFMI

Mais de Economia

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Lula pede solução de contradições de europeus para acordo com Mercosul

Crescimento econômico da China desaponta e pressiona Xi Jinping

Prévia do PIB: IBC-Br sobe 0,25% em maio, após estabilidade em abril

Mais na Exame