Economia

Febraban prevê Selic em 20% até o final do ano

bem abaixo das perspectivas apuradas em junho, que era de 21,24%. A mediana das projeções da taxa para dezembro agora está em 20,10%. É o quarto mês consecutivo em que a taxa de juros para dezembro cai, mas nunca de forma tão expressiva , diz Roberto Luis Troster, economista-chefe da Febraban, ao comparar as pesquisas […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h42.

bem abaixo das perspectivas apuradas em junho, que era de 21,24%. A mediana das projeções da taxa para dezembro agora está em 20,10%. É o quarto mês consecutivo em que a taxa de juros para dezembro cai, mas nunca de forma tão expressiva , diz Roberto Luis Troster, economista-chefe da Febraban, ao comparar as pesquisas da entidade.

Em seu relatório sobre os resultados, Troster considerou as recentes projeções de juros "otimistas". Na avaliação do economista, "há consenso de que os juros vão cair, a questão é com que velocidade". Na pesquisa de maio, nenhum banco projetou a taxa Selic inferior a 20% para dezembro de 2003. No mês passado, no entanto, quatro bancos projetaram juros abaixo de 20% para dezembro de 2003. Na pesquisa de julho, o número de instituições que projetam uma taxa inferior a 20% passou para 13.

A pesquisa Febraban de julho também mostra, pelo quarto mês, queda nas projeções de inflação. A taxa do Índice de Preços ao Consumidor Ampo (IPCA), usado para balizador a política monetária, caiu de 12,03% em junho para 10,93% em julho. A projeção para os próximos 12 meses é de um IPCA de 7,36%; e o IPCA para 2004 ficou em 6,69%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula sanciona lei que libera concurso público pela internet e avaliação psicológica

Risco de deflação na China acende sinal para economia fraca no país

Pix registrou novo recorde diário de 227,4 milhões de transações, diz Banco Central

Boletim Focus: mercado eleva expectativa da Selic para 11,25% no fim de 2024

Mais na Exame