EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h25.
A maioria dos empresários brasileiros acredita que a taxa de juros Selic ao final de 2003 vai estar entre 15% e 18% e que a cotação do dólar esteja variando entre R$ 3,30 e R$ 3,60. Quanto ao IPCA, a expectativa é que o índice de inflação oficial encerre o primeiro ano do governo Lula entre 11% e 15%. O crescimento esperado para 2003 fica entre 1,5% e 2,5%. Os empresários também acreditam que a disponibilidade de crédito seja maior do que a se verificou ao longo deste ano e que haja um crescimento na geração de emprego.
Os dados fazem parte de uma pesquisa informal, feita eletronicamente, no início do seminário "Os desafios da economia brasileira para os próximos quatro anos", que está sendo realizado pela Serasa S/A, nesta tarde, em São Paulo, com patrocínio da EXAME.
Cerca de 100 empresários presentes ao evento participaram da pesquisa, que será repetida no final da tarde, com os mesmos participantes, após palestras de economistas, líderes do setor privado e consultores, para checar se as expectativas dos empresários mudaram após as análises que serão apresentadas.
A pesquisa faz parte do lançamento do Movimento Brasil Competitivo (MBC), organização que tem como objetivo reunir os setores público e privado, mais entidades do terceiro setor, na busca conjunta pela competitividade a fim de inserir o Brasil na economia mundial.
Abaixo, acompanhe o resultado da pesquisa, item por item: