Economia

Congresso recebe relatório de reestimativas do Orçamento 2010

A Mesa Diretora do Congresso recebeu nesta sexta-feira (19) o relatório bimestral do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, sobre as reestimativas de receitas e despesas. O ministro havia anunciado ontem um contingenciamentoBloqueio de despesas previstas no Orçamento Geral da União. Procedimento empregado pela administração federal para assegurar o equilíbrio entre a execução das despesas e […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

A Mesa Diretora do Congresso recebeu nesta sexta-feira (19) o relatório bimestral do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, sobre as reestimativas de receitas e despesas. O ministro havia anunciado ontem um contingenciamentoBloqueio de despesas previstas no Orçamento Geral da União. Procedimento empregado pela administração federal para assegurar o equilíbrio entre a execução das despesas e a disponibilidade efetiva de recursos. As despesas são bloqueadas a critério do governo, que as libera ou não dependendo da sua conveniência. de R$ 21,8 bilhões no Orçamento. O relatório deve ser lido na segunda-feira (22) e depois encaminhado para a Comissão Mista de Orçamento.

Segundo o líder do governo na Comissão de Orçamento, deputado Gilmar Machado (PT-MG), o governo bloqueou momentaneamente os recursos e vai liberá-los ao longo do ano. O líder avalia que, caso a arrecadação continue nos patamares de janeiro e fevereiro, o dinheiro será desbloqueado no terceiro ou no quarto trimestre do ano.

 

Acompanhe tudo sobre:CongressoDívida pública

Mais de Economia

Com mais renda, brasileiro planeja gastar 34% a mais nas férias nesse verão

Participação do e-commerce tende a se expandir no longo prazo

Dívida pública federal cresce 1,85% em novembro e chega a R$ 7,2 trilhões

China lidera mercado logístico global pelo nono ano consecutivo