Economia

Cai percentual de cheques devolvidos em abril

Quando avaliados o acumulado de janeiro a abril deste ano, houve 2,09% de devoluções, contra 2,05% no mesmo período de 2012


	Cheques sem fundo: de acordo com os economistas da Serasa Experian, historicamente o mês de abril registra quedas na quantidade de devoluções de cheques.
 (ARQUIVO)

Cheques sem fundo: de acordo com os economistas da Serasa Experian, historicamente o mês de abril registra quedas na quantidade de devoluções de cheques. (ARQUIVO)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2013 às 12h37.

São Paulo – O percentual de cheques devolvidos em abril ficou em 2,09% do total de documentos compensados em todo o país. O percentual foi menor do que os 2,36% registrados em março, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Na comparação com abril do ano passado (2,08%), o resultado ficou praticamente estável. Quando avaliados o acumulado de janeiro a abril deste ano, houve 2,09% de devoluções, contra 2,05% no mesmo período de 2012.

Quando analisadas as regiões, o Norte apresentou 4,48% de cheques devolvidos, enquanto em março deste ano esse percentual foi 5% e, em abril de 2012, 4,5. Já no Nordeste, a devolução de cheques em abril chegou a um índice de 4,21% do total de cheques compensados, menor que os 4,73% registrados em março. Em abril do ano passado, o Nordeste teve 3,67% dos cheques devolvidos.

Na Região Sudeste, a proporção ficou em 1,64% em abril, ante 1,84% em março de 2013 e 1,67% em abril do ano passado. No Sul, o percentual de cheques devolvidos chegou a 1,98% em abril, inferior ao registrado no mês anterior (2,30%), mas superior ao de abril de 2012 (de 1,93%).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, historicamente o mês de abril registra quedas na quantidade de devoluções de cheques. Na comparação entre abril de 2013 e o mesmo mês de 2012 e entre os primeiros quadrimestres dos dois anos, o aumento ocorreu devido ao impacto da inflação no salário, ao alto comprometimento da renda com dívidas, ao crédito mais seletivo e à elevação dos juros.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraEmpresasempresas-de-tecnologiaExperianInadimplênciaSerasa Experian

Mais de Economia

Votação de regulamentação da Reforma Tributária é adiada para terça-feira

Relatório da LDO de 2025 aperta regras de contingenciamento do Orçamento

TCU determina que governo tome providências para impedir uso de Bolsa Família em bets

Projeto do pacote fiscal que muda BPC e salário mínimo deve ser votado nesta quarta, diz relator