Economia

Alemanha eleva previsão de crescimento para 2012

A projeção oficial para o crescimento do país neste ano foi revisada de 0,7% para 0,8%

Ministro da Economia alemão, Philipp Roesler, disse que a Alemanha passa por águas turbulentas devido a crise da dívida europeia (Paul Hanna/Reuters)

Ministro da Economia alemão, Philipp Roesler, disse que a Alemanha passa por águas turbulentas devido a crise da dívida europeia (Paul Hanna/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2012 às 15h16.

O governo da Alemanha elevou ligeiramente sua projeção para o produto interno bruto (PIB) do país neste ano, mas cortou significativamente seu cenário de crescimento para a maior economia da Europa em 2013. A projeção oficial para o crescimento da Alemanha em 2012 foi revisada de 0,7% para 0,8%, e a estimativa para o PIB no próximo ano foi reduzida de 1,6% para 1%.

Ao apresentar o cenário econômico de outono elaborado pelo governo, o ministro da Economia alemão, Philipp Roesler, afirmou que a crise de dívida em curso na zona do euro está prejudicando o crescimento da Alemanha. Em um comentário ligeiramente otimista, o ministro afirmou que a economia da zona do euro está mostrando sinais de estabilização a despeito da recessão em alguns países.

"A Alemanha está navegando em águas turbulentas devido à crise de dívida soberana na Europa e a um enfraquecimento econômico nos países emergentes na Ásia e América Latina", disse Roesler.

As últimas projeções do governo foram conhecidas antes da entrevista de hoje após o relatório ter sido amplamente vazado na imprensa alemã. O cenário anteriormente otimista do governo para o crescimento em 2013 também estava desalinhado em relação às estimativas de economistas de mercado para o PIB alemão, que antecipam que a economia do país mal irá crescer no próximo ano. O relatório do governo está baseado numa pesquisa dos principais institutos econômicos da Alemanha. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrescimento econômicoCrise econômicaCrises em empresasDesenvolvimento econômicoEuropaIndicadores econômicosPaíses ricosPIB

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor