Economia

46% dos brasileiros pagavam parcelamento no 2º trimestre

Esse é o maior percentual desde o início do levantamento, em 2009


	Dinheiro: entre os tipos de parcelamento, o mais comum (54%) é o de carnês.
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Dinheiro: entre os tipos de parcelamento, o mais comum (54%) é o de carnês. (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de julho de 2013 às 13h12.

Rio de Janeiro – Pesquisa nacional da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomercio-RJ) mostra que 46% dos brasileiros pagavam algum tipo de parcelamento no segundo trimestre deste ano. De acordo com o levantamento, feito em parceria com a Ipsos (consultoria internacional de mercados), esse é o maior percentual desde o início do levantamento, em 2009.

Entre os tipos de parcelamento, o mais comum (54%) é o de carnês, seguido por cartões de crédito (37%), empréstimos bancários (8%), empréstimos em financeiras (6%) e empréstimos habitacionais (4%).

Entre os motivos para o parcelamento, os mais citados são a compra de eletrodomésticos (26%), de artigos de vestuário (22%), de eletrônicos (17%) e de veículo (16%). A inadimplência atingiu 17% dos entrevistados.

Segundo a Fecomercio-RJ, os motivos para o grande percentual de brasileiros endividados estão um mercado de trabalho com carteira assinada aquecido e incentivos do governo com vistas a incentivar a economia por meio do consumo. A pesquisa ouviu mil pessoas em 70 cidades brasileiras.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraaplicacoes-financeirasFecomérciofinanciamentos-pessoais

Mais de Economia

Ataque ao Pix é 'guerra ao futuro' e deve fortalecer Lula, diz ganhador do Nobel

Focus reduz projeção do IPCA de 2026 para 5,15%, na 3ª queda seguida

Após fim da 'taxa das blusinhas', importações de até US$ 50 aumentam 40%

IBC-Br: prévia do PIB sobe 0,10% em maio de 2026