Casual

Pessoas são mais felizes de manhã e de madrugada

Estudo feito nos Estados Unidos chegou a conclusão ao analisar as mensagens no Twitter

O estudo descobriu que no fim de semana as pessoas colocam mensagens mais felizes no Twitter (Cameron Spencer / Getty Images)

O estudo descobriu que no fim de semana as pessoas colocam mensagens mais felizes no Twitter (Cameron Spencer / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2011 às 17h46.

Washington - As pessoas em todo o mundo são mais felizes durante a manhã e tarde da noite, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado nesta quinta-feira, que analisou milhares de mensagens no site de microblog Twitter.

Sociólogos da Universidade Cornell, no norte do estado de Nova York, utilizaram programas de informática de linguagem para detectar a presença de palavras positivas em 509 milhões de tweets de 2,4 milhões de usuários em 84 países diferentes em um período de dois anos.

Os picos positivos no humor foram detectados bem cedo, mas começaram a cair no meio da manhã, quando a maioria das pessoas inicia seu dia de trabalho.

Outro pico positivo foi observado por volta da meia-noite, seguido por uma "forte queda" para sentimentos negativos, como angústia, medo, raiva, culpa e desgosto, durante as horas da noite, informou o estudo publicado na revista Science.

O maior número de palavras que indicam bom-humor, entusiasmo, alegria, atividade e estado de alerta foram observados nos sábados e domingos, "o que indica as possíveis consequências do estresse relacionado com o trabalho, com a falta de sono e por começar cedo o dia".

As amostras de países de maioria muçulmana, onde os fins de semana são nas sextas-feiras e nos sábados, como os Emirados Árabes Unidos, mostraram o mesmo padrão nestes dias em relação ao observado em outros países aos sábados e domingos.

O inglês foi o único idioma analisado, embora os usuários da rede de microblogs sejam provenientes de todo o mundo.

O emoticon que mostra uma cara feliz ou triste, com o qual a tecnologia moderna permite descrever todas as emoções, foi de pouca ajuda na análise, já que "seu uso foi muito escasso para poder detectar um padrão consistente", indicou o estudo.

Acompanhe tudo sobre:ComportamentoEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetInternetRedes sociaisTwitter

Mais de Casual

Próximo ao prédio mais alto de SP, restaurante com menu do Oriente Médio tem alma da boa comida

Chablis: por que os vinhos dessa região da França caíram no gosto do brasileiro?

"A Era das revoluções", de Fareed Zakaria, explica raízes do mundo contemporâneo; leia trecho

Dia do Amigo: relação é fundamental para a saúde mental, diz psicóloga

Mais na Exame