A página inicial está de cara nova Experimentar close button
Conheça o beta do novo site da Exame clicando neste botão.

Pela primeira vez, rim de porco é transplantado em humano com sucesso

Experimento foi feito em paciente com morte cerebral e animal modificado geneticamente. Descoberta pode reduzir fila por órgãos para transplante

Pela primeira vez, um rim de um porco foi transplantado para um humano sem provocar rejeição imediata pelo sistema imunológico do paciente, em um potencial avanço gigantesco que pode ajudar a aliviar a escassez de órgãos humanos para transplante.

O procedimento feito no Langone Health, da Universidade de Nova York (NYU), envolveu o uso de um porco cujos genes foram alterados para que seus tecidos não contivessem mais uma molécula conhecida por provocar uma rejeição praticamente imediata.

A recipiente do transplante foi uma paciente com morte cerebral com sinais de disfunção renal e cuja família consentiu ao experimento antes que ela fosse retirada dos equipamentos de suporte à vida, afirmaram os pesquisadores à Reuters.

Cirurgiões dos EUA testam com sucesso transplante de rim de porco em humano

(Joe Carrotta para a NYU Langone Health/Divulgação)

Por três dias, o novo rim foi ligado às suas veias e artérias sanguíneas e mantido do lado de fora de seu corpo, garantido acesso aos pesquisadores.

Os resultados do teste de função do rim transplantado "pareciam bem normais", disse o cirurgião do transplante, Robert Montgomery, que liderou o estudo.

O rim produziu "uma quantidade de urina esperada" a partir de um rim humano transplantado, disse, e não houve evidências de rejeição vigorosa e quase imediata que já foi vista em rins suínos não modificados que foram transplantados para primatas não humanos.