OMS e estudo científico contraindicam uso de ibuprofeno contra coronavírus
Vírus pode ter ação potencializada pelo medicamento
Lucas Agrela
Publicado em 17 de março de 2020 às 13h41.
Última atualização em 17 de março de 2020 às 16h37.
A Organização Mundial da Saúde ( OMS ) recomendou não usar o medicamento ibuprofeno no tratamento de pacientes contaminados com o novo coronavírus (Covid-19).
No lugar do anti-inflamatório, a entidade global recomenda o uso de paracetamol. Outros medicamentos que devem ser evitados são aspirina e corticoides.
De acordo com um estudo publicado no periódico científico The Lancet , os medicamentos que ativam o receptor EAC2 podem potencializar a ação do vírus, uma vez que esses receptores são usados pelo Covid-19 para invadir as células do corpo humano.
O estudo foi baseado em observação e, portanto, não estabelece relação de causa e consequência cientificamente.
Antes da recomendação formal da OMS para evitar o uso do ibuprofeno, o ministro da Saúde da França, Olivier Véran, contraindicou o uso do medicamento no tratamento do novo coronavírus.
“A ingestão de anti-inflamatórios pode ser um fator que agrava a infecção. Em caso de febre, tome paracetamol. Se você já está tomando medicamentos anti-inflamatórios, peça conselhos ao médico”, disse Véran, que é neurologista.
A recomendação de evitar o uso de ibuprofeno contra o Covid-19 também é reforçada pela Associação Brasileira de Cardiologia.
Luís Fernando Aranha, infectologista da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, afirma que o medicamento costuma ser usado para combater sintomas da gripe comum. “O ibuprofeno é um anti-inflamatório normalmente usado para baixar a febre. O temor é que o ibuprofeno possa piorar o quadro de um paciente já infectado com o novo coronavírus. Como outros resfriados, não tratamos com medicamentos, o coronavírus passa por conta própria. Os medicamentos são usados para controlar sintomas como a febre. Nenhum estudo mostra algo que tenha resultado especificamente contra o coronavírus“, afirma Aranha, em entrevista à EXAME.
Quando procurar o médico?
Uma vez que os sintomas são os mesmos da gripe comum, a recomendação é procurar atenção médica se o paciente teve contato com pessoas contagiadas ou ter viajado recentemente.
As pessoas contagiadas devem permanecer em quarentena de 14 dias, recomenda Aranha.