Ciência

OMS alerta para vírus com potencial de nova pandemia no Brasil

Diferentemente do novo coronavírus, o H1N2 é, hoje, transmitido de porcos para humanos

 (Pedro Vilela/Getty Images)

(Pedro Vilela/Getty Images)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 10 de julho de 2020 às 21h16.

Última atualização em 11 de julho de 2020 às 13h38.

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) informou a detecção de um caso de infecção respiratória em humanos causada por uma nova variante do vírus influenza A H1N2, que vem de porcos para seres humanos. O vírus tem potencial para causar uma nova pandemia.

O primeiro caso foi registrado no Paraná em uma jovem de 22 anos de idade. Ela se recuperou da infecção. Os sintomas da doença não foram graves.

O novo vírus foi divulgado pelo site da Organização Mundial da Saúde nesta sexta-feira (10) e ainda não há relatos de transmissão de humanos para humanos, como acontece com o novo coronavírus.

O número de casos reportados do contágio do vírus H1N2 em humanos é baixo. Desde 2005, foram apenas 26 pessoas infectadas.

Apesar de o vírus, hoje, não ter transmissão de pessoa para pessoa, ele pode sofrer mutações para ganhar tal capacidade de replicação.

Dado o tempo médio de dez anos para o desenvolvimento de vacinas, a ciência deve começar as pesquisas agora para evitar problemas semelhantes aos que o mundo enfrenta hoje com o novo coronavírus, para o qual ainda não há vacina.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusPandemia

Mais de Ciência

Asteroide de até 1,6 km passará perto da Terra neste sábado; veja como observar

China realiza primeiro transplante simultâneo de fígado e rins de porco em humano

James Webb revela cometa que pode ter se formado antes do Sistema Solar

Anvisa aprova 1º medicamento não hormonal para ajudar mulheres contra ondas de calor da menopausa