OMS alerta para vírus com potencial de nova pandemia no Brasil

Diferentemente do novo coronavírus, o H1N2 é, hoje, transmitido de porcos para humanos

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) informou a detecção de um caso de infecção respiratória em humanos causada por uma nova variante do vírus influenza A H1N2, que vem de porcos para seres humanos. O vírus tem potencial para causar uma nova pandemia.

O primeiro caso foi registrado no Paraná em uma jovem de 22 anos de idade. Ela se recuperou da infecção. Os sintomas da doença não foram graves.

O novo vírus foi divulgado pelo site da Organização Mundial da Saúde nesta sexta-feira (10) e ainda não há relatos de transmissão de humanos para humanos, como acontece com o novo coronavírus.

O número de casos reportados do contágio do vírus H1N2 em humanos é baixo. Desde 2005, foram apenas 26 pessoas infectadas.

Apesar de o vírus, hoje, não ter transmissão de pessoa para pessoa, ele pode sofrer mutações para ganhar tal capacidade de replicação.

Dado o tempo médio de dez anos para o desenvolvimento de vacinas, a ciência deve começar as pesquisas agora para evitar problemas semelhantes aos que o mundo enfrenta hoje com o novo coronavírus, para o qual ainda não há vacina.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.