Brasil

Olimpíada de Matemática encerra inscrições na sexta-feira

Podem participar alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio de escola públicas federais, estaduais e municipais


	Alunos: 6.500 estudantes vão receber medalhas e serão convidados a participar de programas de iniciação científica, mestrado em matemática e treinamentos para competições internacionais
 (Divulgação / Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul)

Alunos: 6.500 estudantes vão receber medalhas e serão convidados a participar de programas de iniciação científica, mestrado em matemática e treinamentos para competições internacionais (Divulgação / Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2014 às 19h38.

Rio de Janeiro - Estudantes de escolas públicas federais, estaduais e municipais têm prazo até sexta-feira (21) para se inscrever na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Podem participar da competição alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio, que devem ser inscritos pela escola, no site www.obmep.org.br.

A prova da primeira fase será feita na própria escola, no dia 27 de maio, e terá 20 questões de múltipla escolha. Em cada escola, 5% dos alunos com melhor desempenho classificam-se para a segunda fase, na qual devem ser expostos os cálculos e o raciocínio usados em seis questões dissertativas.

Este ano, 6.500 estudantes vão receber medalhas e 46.200, menção honrosa. Os ganhadores de medalhas serão convidados a participar de programas de iniciação científica, mestrado em matemática e também de programas de treinamento para participação em competições internacionais. Professores, escolas e secretarias de Educação de municípios que se destacam também são premiados.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. A primeira edição da competição foi em 2005 e teve participação de 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas. No ano passado, foram 19 milhões de estudantes, de 47 mil escolas de 99,3% dos municípios brasileiros. O objetivo da olimpíada é estimular o estudo da matemática e descobrir talentos na área.

Acompanhe tudo sobre:Ensino públicoEscolasMatemática

Mais de Brasil

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

Bastidor: queda na popularidade pressiona Lula por reforma ministerial e “cavalo de pau do governo”

Governo Lula é bom ou ótimo para 35,5% e ruim ou péssimo para 30,8%, diz pesquisa CNT/MDA