Brasil

MEC diz que nível de 27 cursos de medicina como insuficiente

Planilha mostra 154 cursos de Medicina e a nota está relacionada à nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2013


	Medicina: nenhuma instituição de ensino conseguiu obter a nota máxima, 5
 (Adam Berry/Getty Images)

Medicina: nenhuma instituição de ensino conseguiu obter a nota máxima, 5 (Adam Berry/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2014 às 15h34.

São Paulo - Dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de qualidade dos cursos de ensino superior utilizado pelo Ministério da Educação (MEC), mostraram que 27 cursos de Medicina do país têm desempenho considerado "insuficiente".

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC, no Diário Oficial da União.

O CPC atribui notas aos cursos de 1 a 5 - valores abaixo de 3 são considerados insuficientes.

A planilha divulgada mostra 154 cursos de Medicina de todo o Brasil e a nota está relacionada à nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2013.

Nenhuma instituição de ensino conseguiu obter a nota 5 e três cursos não tiveram os conceitos divulgados, por serem recentes e não terem completado o ciclo de três anos da avaliação - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Faculdade Ingá.

Dois cursos estão no estado de São Paulo, das universidades Camilo Castelo Branco, em Fernandópolis, e a Metropolitana de Santos. Também constam na lista de baixo desempenho cinco instituições federais: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Neste ano, o MEC avaliou os seguintes cursos de graduação: Medicina Veterinária, Odontologia, Medicina, Agronomia, Farmácia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Fisioterapia, Serviço Social, Zootecnia, Biomedicina, Tecnologia em Radiologia, Tecnologia em Agronegócios, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Gestão Ambiental e Educação Física (bacharelado).

O CPC é divulgado anualmente para os cursos que tiveram ao menos dois alunos concluintes participantes e dois estudantes ingressantes registrados no Enade.

Quando não atendem estes critérios, o CPC da instituição não é calculado para aquele curso.

Para a nota, avalia-se o desempenho dos estudantes, corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Acompanhe tudo sobre:Educação no BrasilEnsino superiorFaculdades e universidadesMEC – Ministério da EducaçãoMedicina

Mais de Brasil

Quem é o pastor indígena que foi preso na fronteira com a Argentina

Oito pontos para entender a decisão de Dino que suspendeu R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão

Ministro dos Transportes vistoria local em que ponte desabou na divisa entre Tocantins e Maranhão

Agência do Banco do Brasil é alvo de assalto com reféns na grande SP