Ciência

Japoneses descobrem traços de queda de meteorito na Terra

A descoberta pode ajudar a explicar uma extinção em massa que ocorreu na mesma época

Terra: 15% das espécies do planeta, principalmente mamíferos, foram extintos em circunstâncias até hoje misteriosas (Getty Images/Getty Images)

Terra: 15% das espécies do planeta, principalmente mamíferos, foram extintos em circunstâncias até hoje misteriosas (Getty Images/Getty Images)

AB

Agência Brasil

Publicado em 22 de novembro de 2019 às 10h29.

Uma equipe japonesa de pesquisa encontrou rastros de uma gigantesca queda de meteorito ocorrida há 11 milhões de anos no Oceano Pacífico. A descoberta pode ajudar a explicar uma extinção em massa que ocorreu na mesma época.

A equipe, que inclui pesquisadores da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia Marinha e da Terra, já vinha observando o leito marinho ao largo da ilha de Minamitorishima em busca de recursos minerais.

Irídio, platina e outros elementos foram encontrados em níveis dezenas de vezes maiores que o normal, indicando um possível impacto de meteorito.

Quinze por cento das espécies da terra, principalmente mamíferos, foram extintos em circunstâncias até hoje misteriosas há 11,6 milhões de anos.

A equipe de pesquisa disse que é muito provável que o impacto de um meteorito de vários quilômetros de largura tenha levado à extinção em massa.

Acompanhe tudo sobre:JapãoPlaneta TerraMeteoritos

Mais de Ciência

Argentinos descendem dos europeus? Descobertas de arqueólogos mostram que não é 'bem assim'

Estudo chinês indica presença de água em Marte há 750 milhões de anos

Sem cérebro, mas com sono: águas-vivas dormem como humanos

Hérnia de disco: técnica brasileira reduz a necessidade de cirurgia