Casual

Geneticamente amigos são como primos distantes, diz estudo

Pesquisa se fundamenta em uma base de dados do Framingham Heart Study, de Massachusetts (nordeste dos Estados Unidos)

Jovens participam da festa de San Fermin, em Palma de Maiorca, Espanha: estudo revela que amigos são geneticamente como primos distantes (Jaime Reina/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2014 às 17h45.

Washigton - Os indivíduos que pertencem a um mesmo círculo social se parecem entre si tanto quanto primos de quarto grau - revela um estudo divulgado nesta segunda-feira, que aponta que as pessoas escolhem amizades geneticamente parecidas.

A pesquisa se fundamenta em uma base de dados do Framingham Heart Study, de Massachusetts (nordeste dos Estados Unidos), que compreende cerca de 1,5 milhão de marcadores genéticos de pessoas inter-relacionadas.

Os autores desse estudo, publicado nos anais da Academia Nacional das Ciências, concentraram-se em um grupo de 1.932 indivíduos.

Entre eles, compararam casais de amigos sem vínculos de parentesco a casais de pessoas que não se conheciam.

Os indivíduos que pertenciam a um mesmo círculo social compartilhavam quase 1% de genes similares, ou seja, muito mais do que o compartilhado por pessoas sem vínculos de amizade.

Esse percentual de similaridade genética "é o mesmo que têm os primos de quarto grau", destacou o estudo.

Embora "1% dos genes" pareça pouco, "para os geneticistas, é uma cifra muito importante", assegurou o coautor do estudo, Nicholas Christakis, professor de Sociologia, Biologia, Evolução e Medicina da Universidade de Yale.

"De alguma forma, damos um jeito para, entre um sem-fim de possibilidades, escolher como amigas pessoas que se parecem com a nossa família", disse.

A maioria das pessoas pesquisadas era branca e de origem europeia.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)GenéticaPaíses ricos