Foto da Nasa mostra que mesmo distantes, estrelas ainda podem se unir

O aglomerado de estrelas M21 e M20 têm estimativas de distância parecidas, mas ainda estão muito distantes um do outro

A famosa e linda Nebulosa Trífida, também conhecida como Messier 20, pode ser vista se você tiver um telescópio, mesmo que pequeno e está bem perto da nebulosa da constelação de Sagitário. Mas, além disso, os dois aglomerados de estrelas que aparecem na imagem divulgada nesta quinta-feira, 6, pela Nasa, não estão necessariamente perto um do outro.

 (Emanuele Petrilli/Nasa/Reprodução)

A Trífida é uma das formações estelares mais jovens em nosso céu, com 300 mil anos, e tem estrelas recém-nascidas e embrionárias em suas nuvens de poeira e gás.

O aglomerado de estrelas Messier 21 e M20, que aparecem na foto, têm estimativas de distância parecidas, mas ainda estão muito distantes um do outro --- e mostram que uma foto pode sim enganar os olhos humanos.

As estrelas do M21 são muito mais velhas, com mais de 8 milhões de anos. E mesmo assim elas se uniram ao jovem aglomerado M20 para a fantástica foto divulgada pela agência espacial americana.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.