Estudo aponta ligação entre covid-19 e redução da inteligência
Realizado pelo Imperial College London com mais de 80 mil pessoas, o estudo detectou uma queda de performance cognitiva em prova tradicional
Lucas Agrela
Publicado em 27 de julho de 2021 às 11h49.
Última atualização em 27 de julho de 2021 às 11h51.
Um estudo conduzido pelo Imperial College London com 81.337 pessoas aponta uma ligação entre pessoas que se recuperaram da covid-19 e uma redução de inteligência. O estudo foi publicado no periódico EClinicalMedicine, publicado pelo The Lancet.
A pesquisa foi realizada pela universidade por meio de uma avaliação on-line, como parte do Great British Intelligence Test, teste que envolve um questionário e diferentes tipos de problemas para serem resolvidos pelos respondentes.
As pessoas que tiveram covid foram divididas entre as que tiveram quadros graves e precisaram de internação para se recuperar e aquelas que tiveram quadros com sintomas leves e não precisaram de internação. Os pesquisadores constataram maior queda de performance entre as pessoas que tiveram quadros graves da covid-19.
Os déficits mais comuns foram de raciocínio, de resolução de problemas, de noção espacial e de mira. Vale notar que outras pesquisas já tentaram ligar a covid-19 com o efeito chamado “névoa cerebral”, uma espécie de dificuldade cognitiva que não existia antes da doença.
O estudo do Imperial College London, por ser baseado em um teste on-line, ainda que seja um teste clinicamente reconhecido, tem limitações por não possuir grupos de controle rigorosos ou utilizar a metodologia duplo-cega, na qual nem pesquisador nem participantes do estudo sabem quando é a finalidade do estudo em questão, de modo a eliminar o viés de ambas as partes.
Logo, são necessárias mais pesquisas para o estabelecimento de uma relação definitiva de causa e efeito entre a redução da inteligência e a covid-19, embora a nova pesquisa seja mais um passo nessa direção. Leia o estudo completo aqui.