Entidade detecta possível novo sintoma do coronavírus nos pés

O sintoma foi observado especialmente em crianças e jovens, mas também pode aparecer em adultos

O Conselho Geral de Colégios Oficiais de Podólogos da Espanha anunciou nesta semana que abriu uma investigação de um novo sintoma da doença covid-19, causada pelo novo coronavírus.

A entidade informa em seu site oficial que foram detectadas erupções nos pés de crianças e jovens diagnosticados com a doença. Alguns adultos também manifestaram as feridas nos pés.

O próprio conselho reconhece que, por conta de a doença ser nova, ainda não se sabe tudo sobre ela e, por isso, trata-se de uma suspeita de relação entre a covid-19 e as lesões nos pés. Ainda não há estudo científico que traga evidência conclusiva a respeito do novo sintoma investigado.

Ainda assim, a entidade alertou a comunidade de podólogos para que estejam atentos a lesões nos pés de clientes para prevenir infecções do novo coronavírus.

Como ainda não há tratamentos clínicos eficazes ou vacinas que possam usadas para evitar o contágio do novo coronavírus, um estudo publicado na revista científica Science estima que a quarentena pode durar até 2024, considerando um cenário em que a imunidade desenvolvida pela organismo humano seja permanente. Ela pode durar apenas um ou dois anos, como acontece com outras doenças do grupo coronavírus, não há estimativa de quando a doença desaparecerá.

Por ora, pesquisadores de todo o mundo recomendam ficar em casa tanto quanto possível para reduzir o número de pessoas infectadas e, consequentemente, o número de internações. Casos graves da doença requerem o uso de ventiladores artificiais, que levam oxigênio aos pulmões do paciente (mitigando a dificuldade de respirar associada à doença). Por vezes, a internação precisa ser na unidade de terapia intensiva, a UTI.

As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.