Ciência

CanSino escolhe Arábia Saudita para fase 3 de teste de vacina da Covid-19

Empresa estudava realizar testes no Brasil e em outros dois países; produto é desenvolvido em conjunto com a unidade de pesquisa militar da China

CanSino: além do Brasil, empresa também avaliava fazer testes na Rússia e Chile (Athit Perawongmetha/Reuters Business)

CanSino: além do Brasil, empresa também avaliava fazer testes na Rússia e Chile (Athit Perawongmetha/Reuters Business)

R

Reuters

Publicado em 9 de agosto de 2020 às 16h55.

Última atualização em 10 de agosto de 2020 às 07h42.

A Arábia Saudita começará em breve a Fase 3 de testes clínicos em cerca de 5.000 pessoas para uma vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela chinesa CanSino Biologics Inc, informou um porta-voz do Ministério da Saúde saudita neste domingo.

No mês passado, o cofundador da CanSino disse que a empresa estava em negociações com Rússia, Brasil, Chile e Arábia Saudita para lançar a Fase 3 do estudo da candidata a vacina, Ad5-nCOV.

A vacina usa um vírus inofensivo do resfriado conhecido como adenovírus tipo 5 (Ad5) para transportar material genético do coronavírus para o corpo.

Os pesquisadores disseram no mês passado que a vacina da CanSino, desenvolvida em conjunto com a unidade de pesquisa militar da China, parecia ser segura e induzia respostas imunológicas na maioria dos indivíduos.

A Arábia Saudita planeja testar a vacina junto com um placebo em 5.000 voluntários e atualmente está preparando testes nas cidades de Riad, Damã e Meca, disse a agência de notícias estatal saudita SPA no sábado.

A candidata da CanSino se tornou a primeira na China a passar para testes em humanos em março, mas outras vacinas em potencial desenvolvidas pela Sinovac Biotech e uma unidade do China National Pharmaceutical Group (Sinopharm) já foram aprovadas para testes da Fase 3 no exterior.

A vacina da Sinovac começou a ser testada com voluntários no Brasil no mês passado.

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaVacinasCoronavírus

Mais de Ciência

Fósseis na Venezuela revelam detalhe impressionante sobre as anacondas

Albert Einstein estava certo? Como Marte pode comprovar teoria da relatividade

Ameba de fogo acende alerta sobre vida extraterreste

O último enigma de Stephen Hawking: o que existe além do universo?