Brasil recebe primeiro lote com 1 milhão de doses da vacina da Pfizer

A primeira remessa deve ser dirigida às capitais brasileiras onde serão armazenadas em câmaras refrigeradas especiais

Chega nesta quita-feira, 29, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, o primeiro lote de 1 milhão de doses da vacina Pfizer. De acordo com o Ministério da Saúde, os imunizantes serão divididos e entregues às 27 capitais brasileiras entre sexta e sábado.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o presidente regional da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo, vão receber a carga às 19 horas.

A vacina da Pfizer/BioNTech, que havia sido rejeitada pelo governo sob a alegação de que não teria como realizar o armazenamento em baixas temperaturas que a vacina exige, foi a primeira a obter registro sanitário definitivo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em fevereiro deste ano.

As doses da Pfizer precisam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Ainda no ano passado, a empresa disse ter desenvolvido uma embalagem especial com temperatura controlada que utiliza gelo seco para manter a condição de armazenamento recomendada.

Ao chegarem às salas de vacinação, as doses serão mantidas a uma temperatura que varia entre 2 °C e 8 °C, e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias.

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.