Além de impacto respiratório, coronavírus ataca diversos órgãos do corpo

Segundo médicos e infectologistas, efeitos da covid-19 podem durar anos e afetar cérebro, coração, rins, fígado e pâncreas

O novo coronavírus está há cerca de seis meses infectando pessoas pelo mundo. Embora alguns países já tenham feito uma boa gestão da pandemia, caso da Nova Zelândia, cientistas afirmam que os impactos da covid-19 ainda são um mistério, e podem ser duradouros.

A informação foi publicada em reportagem da agência Reuters. Segundo especialistas, além das conhecidas complicações respiratórias causadas pela doença, o coronavírus pode atacar diversos órgãos do corpo, podendo causar danos catastróficos.

Hoje, médicos da linha de frente da pandemia afirmam que os efeitos podem afetar pâncreas, coração, cérebro, fígado e rins.

Além disso, pacientes acometidos pela covid-19 podem experimentar distúrbios de coagulação sanguínea, tendo, como consequências, derrames, inflamações e ataques múltiplos a órgãos. Entre as complicações neurológicas, efeitos podem ir de dor de cabeça a confusão mental.

A recuperação dos impactos pode ser lenta, incompleta e custosa, com alto impacto na qualidade de vida dos pacientes.

Ainda segundo a reportagem, enquanto o foco dos médicos era nos cuidados a uma minoria de pacientes com sintomas severos, os profissionais de saúde passaram a olhar cada vez mais para aqueles que não ficaram doentes a ponto de requerer hospitalização, mas têm sofrido com sintomas por meses.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?

Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?

Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.