8 hábitos simples que ajudam você a ter uma boa memória
Algumas mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a fortalecer o cérebro
Daniela Barbosa
Publicado em 17 de agosto de 2015 às 15h10.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h35.
São Paulo – A correria do dia a dia, o estresse e até alguns hábitos não muito saudáveis de alimentação podem prejudicar a memória. Algumas mudanças simples no estilo de vida, no entanto, podem ajudar a fortalecer e preservar o cérebro. “A memória é a identidade que uma pessoa carrega sobre si e sobre sua percepção da vida", explica a doutora Mariela Silveira, médica diretora do Kurotel, centro médico de longevidade e SPA, do Rio Grande do Sul. Veja nas imagens 8 dicas simples para exercitar o cérebro, segundo especialistas do Kurotel.
Priorizar a qualidade de vida, com a prática de exercícios físicos regulares, técnicas de relaxamento, sono com qualidade e uma dieta balanceada, rica em alimentos que contenham vitaminas do complexo B e vitamina D, também ajudam a ter boa memória.
Saber controlar as emoções também é um ótimo exercício para a memória. “Gerencie suas emoções. Trabalhe a confiança e a motivação”.
Além de adquirir mais cultura e ter a possibilidade de conhecer novas histórias, a leitura é uma das melhores maneiras de estimular a memória. Fazer resumos do que você lê e ter como hobby palavras cruzadas também vão ajudar a fortalecer seu cérebro.
A mente precisa de estimulo, mas precisa também de momentos de relaxamento e contato com a introspecção. Segundo o Kurotel, a meditação tem se mostrado um instrumento muito importante para a melhora da concentração, memorização e sensação de bem-estar.
Ter o controle do seu tempo e saber dividi-lo adequadamente entre trabalho e vida pessoal também é um excelente aliado para a boa memória.
Ainda de acordo com o Kurotel, evitar o uso de medicações sem recomendação médica, além de bebida alcoólica com frequência e o cigarro também ajudam a preservar a memória.
De acordo com especialistas do Kurotel, criar estratégias de memória de armazenamento pode ajudar a preservar a memória. Uma boa dica é associar imagens em torno de conteúdo que você quer armazenar.
Outro hábito simples que pode ajudar no fortalecimento da memória é planejar e executar novos projetos de vida. “Faça mudanças em suas rotinas automáticas”, explica o Kurotel.