6 dicas simples que ajudam a controlar o colesterol
Ter uma alimentação equilibrada é fundamental para o controle do colesterol, mas o colesterol alto não é fruto exclusivo de hábitos alimentares ruins
Daniela Barbosa
Publicado em 9 de setembro de 2015 às 06h08.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h33.
São Paulo - Pelo menos 18 milhões de brasileiros com mais de 18 anos têm colesterol alto, segundo dados da última pesquisa Nacional da Saúde, feita pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde. O Vita Check-Up Center também realizou um estudo com base nos exames clínicos de 16.000 pessoas e constatou que 50% delas também sofrem do mesmo problema. O colesterol alto pode desencadear doenças graves e muitas vezes fatais, como AVC e infarto agudo do miocárdio, por isso seu controle é vital para saúde . Segundo Antonio Carlos Till, médico clínico e diretor do Vita Check-Up Center, alguns hábitos simples podem impulsionar o bom funcionamento do colesterol. Veja nas imagens quais são eles:
De acordo com Antonio Carlos Till, temos em nosso organismo diversas frações de colesterol. O LDL-colesterol, chamado colesterol "ruim", e o HDL-colesterol, considerado como "bom", por ter um papel de "proteção" da parede das artérias. "Esses são os principais índices que precisam ser monitorados. Existe ainda o VLDL-colesterol, que acompanha frequentemente os níveis de triglicerídeos, e que também necessita ser observado", explica o especialista. Ainda segundo ele, o objetivo é evitar que o LDL se deposite nas paredes das artérias, o que pode levar ao longo do tempo à obstrução do fluxo sanguíneo e, consequentemente, a eventos graves como infarto ou derrame.
Ter um colesterol bom é fundamental para o bem-estar. "A menor parte do colesterol provém da alimentação que consumimos e cerca de 75% são sintetizados pelo fígado. O que não desejamos é que ele seja depositado nas paredes das artérias, o que pode levar à obstrução das mesmas e com consequências graves como o infarto", afirma Till.
Ter uma alimentação equilibrada é fundamental para o controle do colesterol, mas muitas vezes o colesterol alto não é fruto exclusivo de hábitos alimentares inadequados e da falta de atividade física regular. "Temos a questão da hereditariedade nas alterações do colesterol, que tornam seu controle mais difícil”, explica o especialista.
Segundo Till, atividades físicas aeróbicas ajudam no controle do peso e dos níveis de colesterol, aumentando o colesterol bom e contribuindo para a redução da fração ruim. Uma dieta saudável – rica em fibras e pobre em gorduras saturadas - também ajuda no controle do colesterol. "Essas ações são imprescindíveis para o equilíbrio e o bem-estar do organismo”, afirma Till.
De acordo com o especialista, é bom estar atento à ingestão de álcool mesmo em pequenas doses. "Uma taça de vinho tinto ao dia pode ajudar a elevar o colesterol bom, porém devemos nos lembrar de que ele é uma fonte calórica significativa", explica.
Sabe aquela máxima: melhor prevenir do que remediar? Então, com o controle do colesterol funciona assim. "A importância de um check-up periódico está exatamente na possibilidade de identificação de hábitos de vida ruins e de fatores de risco para o desenvolvimento de determinadas doenças", afirma Till.