Exame Logo

16 introvertidos bem-sucedidos que mudaram muitas vidas

A verdade é que muitas personalidades influentes, tanto do passado quanto do presente, se identificaram na verdade como introvertidos

Tímidos, mas influentes (Chris Jackson/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2015 às 21h09.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h32.

Abraham Lincoln e Emma Watson têm algo em comum. Assim como Eleanor Roosevelt e Christina Aguilera. Eles, assim como cerca de um terço a metade da população, são introvertidos . Enquanto os extrovertidos tendem a ganhar energia em situações sociais, os introvertidos tipicamente recarregam as baterias por meio da solidão e se sentem esgotados com muito estímulo. Pode ser fácil supor que aqueles que gravitam para os holofotes da fama sejam extrovertidos, mas a verdade é que muitos de nossos rostos mais proeminentes, do passado e do presente, se identificaram na verdade como introvertidos. Os introvertidos raramente são um bando de tímidos invisíveis — são líderes comprovados que podem ser grandes oradores. Não acredita? Confira a lista de 16 proeminentes introvertidos a seguir. Tenha em mente, também, que os famosos listados representam apenas uma gota d’água no oceano — a lista de introvertidos famosos muitas vezes também inclui Michael Jordan, Gwyneth Paltrow, Harrison Ford, Charles Darwin e David Letterman, entre outros. Confira quem são eles nas imagens.
  • 2. J.K. Rowling

    2 /18(Getty Images)

  • Veja também

    A criadora do Harry Potter, que recentemente revelou-se a autora de O Chamado do Cuco, sob o pseudônimo de Robert Galbraith, é frequentemente citada como uma introvertida. Pessoas que se dizem introvertidas muitas vezes se sentem mais criativas quando estão sozinhas com seus próprios pensamentos, do que quando estão em grupos. De fato, Rowling lembra em seu site que a primeira vez que teve a ideia de escrever Harry Potter, em 1990, estava viajando sozinha em um trem que estava atrasado de Manchester para Londres. “Eu vinha escrevendo continuamente desde os seis anos, mas nunca havia me sentido tão animada assim sobre uma ideia antes. Para minha imensa frustração, não tinha uma caneta que funcionasse, e estava com muita vergonha de pedir para alguém se poderia emprestar uma...”, ela escreve. “Não tinha uma caneta que funcionasse comigo, mas acho que isso foi uma coisa boa. Simplesmente me sentei e pensei, por quatro (trem atrasado) horas, enquanto todos os detalhes borbulhavam em meu cérebro, e esse garoto magricelo, de cabelos pretos e de óculos, que não sabia que era um mago, se tornou cada vez mais real para mim.”
  • 3. Bill Gates

    3 /18(Ramin Talaie/Getty Images)

  • A escritora e especialista em introvertidos Susan Cain descreve o cofundador e presidente do conselho da Microsoft como um introvertido, segundo uma reportagem do Chicago Tribune. “Podemos esticar nossas personalidades, mas apenas até um ponto”, escreveu em seu livro Quiet: The Power of Introverts In A World That Can't Stop Talking [publicado no Brasil como O Poder dos Quietos, Editora Agir]. “Bill Gates nunca será um Bill Clinton, não importando o quanto ele desenvolva suas habilidades sociais, e Bill Clinton nunca será um Bill Gates, não importando o quanto ele passe tempo sozinho no computador. Gates também é um exemplo de alguém introvertido sem ser tímido". Cain destaca no blog Psychology Today: “Bill Gates é calado e estudioso, mas aparentemente não se incomoda com as opiniões dos outros sobre ele: é um introvertido, mas não tímido”. E talvez o trabalho de Cain tenha impressionado o magnata: ele escolheu sua palestra no TED como uma de suas 13 favoritas.
  • 4. Abraham Lincoln

    4 /18(Hulton Archive/Getty Images)

    "Nos primeiros anos da nação [EUA], era mais fácil para os introvertidos serem respeitados”, Cain disse em uma entrevista na Amazon.com. “A América encarnou uma vez o que o historiador cultural Warren Susman chamou de 'Culture of Character' [Cultura da Personalidade], que valorizava a força interior, a integridade e as boas ações que você fizesse quando ninguém estava olhando. Você poderia ser uma figura impressionante por ser quieto, reservado e digno. Abraham Lincoln era reverenciado como um homem que não ‘ofendia por superioridade’, segundo o escritor norte-americano Ralph Waldo Emerson.”
  • 5. Christina Aguilera

    5 /18(Getty Images)

    A estrela pop e mentora no reality show The Voice pode representar a imagem de uma extrovertida no palco, mas na vida real se identifica como o oposto. “Se não fosse por seu cabelo loiro-descolorido, eu não a teria reconhecido”, Gaby Wood escreveu em um artigo na Marie Claire sobre a entrevista feita com a cantora para a revista, publicada no começo de 2010. "Porque, além de ser baixinha, ela é, parece, tímida. Ela me disse que sempre foi ‘intensa e introvertida’ e que, como resultado, se sentiu estranha durante toda sua vida.”
  • 6. Eleanor Roosevelt

    6 /18(Wikimedia Commons)

    A primeira dama que mais tempo serviu a nação na história dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt, é conhecida por sua persona pública, divertida, que realizava conferências de imprensa, dava palestras e que até mesmo atuou como porta-voz das Nações Unidas depois da morte de seu marido —, mas também era vista como introvertida. Sua biografia oficial no site da Casa Branca a descreve como “uma criança tímida, desajeitada, carente de reconhecimento e amor, [que] se transformou em uma mulher com grande sensibilidade em relação aos menos favorecidos de todas as crenças, raças e nações... sua graça e seu sincero propósito faziam com que fosse apreciada por muitos — de chefes de Estado a militares que ela visitava no exterior durante a Segunda Guerra Mundial”. Ela é muitas vezes citada dizendo: “A amizade consigo mesmo é muito importante, porque sem ela não se pode ser amigo de qualquer outra pessoa no mundo”.
  • 7. Courteney Cox

    7 /18(Dave Kotinsky/Getty Images)

    A ex-personagem da série Friends cita diferenças de personalidade como um dos motivos para sua separação com David Arquette. “Sou caseira. Gosto de receber as pessoas, mas não sou muito sociável, não amo”, disse à Howard Stern em uma entrevista na rádio em 2011, reproduzida pela revista People. “David — ele não bebe mais, está completamente sóbrio — gosta de sair e dançar. Ele é realmente um cara muito sociável. É muito extrovertido. Sou mais introvertida".
  • 8. Albert Einstein

    8 /18(AFP)

    O físico de renome mundial que desenvolveu a teoria da relatividade era muitas vezes considerado um introvertido. Como muitos introvertidos, tinha suas melhores ideias sozinho: “A monotonia e a solidão de uma vida tranquila estimulam a mente criativa”, disse em uma de suas famosas citações.
  • 9. Emma Watson

    9 /18(Getty Images)

    A estrela do filme "As Vantagens de Ser Invisível" disse que atribui a personalidade introvertida à sua reputação de não gostar de ir a festas. “É interessante, porque as pessoas me dizem coisas como: ‘É realmente bacana que você não saia e fique bêbada toda hora e frequente clubes’. Eu apenas digo que aprecio isso, mas sou aquele tipo de pessoa introvertida por natureza, não é como uma escolha consciente que estou fazendo necessariamente. Sou genuinamente assim”, Emma disse à revista online Rookie no começo deste ano. “Você viu [o livro] Quiet [The Power of Introverts], de Suzan Cain?... Discute como [os extrovertidos] em nossa sociedade são muito valorizados, e se você não for nada parecido com um [extrovertido], te fazem pensar que há algo de errado com você. É a história da minha vida. Me dar conta disso me deu muita força, porque eu me sentia como ‘Ai meu Deus, deve haver algo de errado comigo, porque não quero sair e fazer o que meus amigos querem fazer’”.
  • 10. Mahatma Gandhi

    10 /18(Getty Images)

    A obra de Gandhi é uma evidência positiva de que você não precisa ser um extrovertido para ser um líder eficaz. Ele disse uma vez: “De uma forma suave, você pode sacudir o mundo”.
  • 11. Laura Bush

    11 /18(Steve Jennings/Getty Images)

    A ex-primeira dama e esposa do ex-presidente George W. Bush se define como uma introvertida. “George e eu somos completamente opostos”, disse durante um jantar para os correspondentes da Casa Branca realizado em 2005.  “Sou calada, ele é falante. Sou introvertida, ele é extrovertido. Posso pronunciar nuclear... [fazendo referência à pronúncia de Bush, que costuma dizer nucular]. E Laura Bush é um excelente exemplo que introversão não necessariamente significa a mesma coisa que timidez. Um artigo do USA Today, de 2000, destacou: “Sua bem-sucedida apresentação em meados de junho ressoou com significância política. Em seu confiante discurso, apoiado no bom humor, postura convincente sobre o palanque, e resposta relaxada a questões da imprensa, Laura Bush, 53, conclusivamente virou de cabeça para baixo a antiga descrição padrão da mídia que a retratava como tímida, distante e de certa forma reclusa em assuntos políticos... Para uma introvertida assumida, Laura Bush se transformou notavelmente em uma oradora muito eficaz.”
  • 12. Rosa Parks

    12 /18(The LIFE Picture Collection/Getty Images)

    A lenda dos Direitos Civis nos EUA que se recusou a dar seu lugar no ônibus para um homem branco, em 1955, também era considerada uma introvertida. Susan Cain escreveu na introdução de seu livro Quiet: The Power of Introverts In A World That Can't Stop Talking: “Sempre imaginei Rosa Parks como uma mulher imponente, com um temperamento forte, alguém que poderia facilmente enfrentar um ônibus cheio de passageiros furiosos. Mas, quando ela faleceu em 2005, aos 92 anos, a enxurrada de obituários a descrevia como [uma pessoa] de fala mansa, doce e de estatura baixa. Disseram que era ‘tímida’, mas tinha ‘a coragem de um leão’. Havia muitas frases com ‘humildade radical’ e ‘fortaleza tranquila’". De fato, Parks intitulou sua biografia, publicada em 2000, de Quiet Strength (Força Tranquila).
  • 13. Audrey Hepburn

    13 /18(Wikimedia Commons)

    Apesar de sua persona pública, a atriz britânica se identificava como introvertida. Muitas vezes foi citada dizendo: “Sou introvertida... Adoro estar sozinha, adoro estar ao ar livre, adoro fazer uma longa caminhada com meus cachorros e olhar as árvores, as flores, o céu”.
  • 14. Warren Buffett

    14 /18(Rick Wilking/Reuters)

    O livro de Cain tem um capítulo intitulado “Why Did Wall Street Crash And Warren Buffett Prosper?" (Por que Wall Street entrou em colapso e Warren Buffett prosperou?), onde usou uma explicação sobre as características introvertidas e extrovertidas da personalidade para ajudar a responder à questão. Cain escreveu: “Warren Buffett, o lendário investidor e um dos homens mais ricos do mundo, tem usado exatamente os atributos que exploramos nesse capítulo — persistência intelectual, pensamento prudente e habilidade para ver e agir diante de sinais de alerta — para ganhar bilhões de dólares para si mesmo e para seus acionistas em sua empresa, a Berkshire Hathaway. Buffett é conhecido por pensar cuidadosamente quando os que estão à sua volta perdem a cabeça. ‘Sucesso no investimento não está correlacionado com QI’, disse o investidor. ‘Uma vez que você tenha uma inteligência comum, o que você precisa é de um temperamento que controle os impulsos que levam outras pessoas a ter problemas na hora de investir’.”
  • 15. Roy Rogers

    15 /18(Monty Fresco/Topical Press Agency/Getty Images)

    O cantor e ator ganhou o apelido de “Rei dos Caubóis” por seus papéis em vários musicais de faroeste. “Sou um profundo introvertido”, disse uma vez, segundo a CNN. “E o show business — mesmo eu gostando muito — sempre foi difícil para mim.”
  • 16. Candice Bergen

    16 /18(Theo Wargo/Getty Images)

    A estrela da série "Murphy Brown" disse durante uma conferência da Outra Medida, organizada pelo The Huffington Post em junho que ela e seu marido estão nos lados opostos da balança: “Sou introvertida e meu marido é como o prefeito”, disse.
  • 17. George Stephanopoulos

    17 /18(Mike Coppola/Getty Images)

    “Apesar do meu trabalho ser conversar com as pessoas, sou introvertido”, disse o apresentador de TV à revista Good Housekeeping, em 2012. Uma maneira pela qual ele encontra momentos para ficar sozinho em seu mundo frenético? Meditação. “Tem sido um salva-vidas para mim. Faz dois anos que estou meditando, consistentemente e de maneira séria”, disse ao HuffPost na conferência Outra Medida. “Encontro mais espaço na minha vida mesmo quando não há.”
  • 18. Agora confira as profissões certas se você não gosta de trabalhar em equipe

    18 /18(Thinkstock)

    Veja aqui as profissões onde o individualismo é vantagem profissional
  • Acompanhe tudo sobre:BilionáriosBill GatesCelebridadesComportamentoEmpresáriosExecutivosgrandes-investidoresJ. K. RowlingMicrosoftPersonalidadesSucessowarren-buffett

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame