10 vídeos rápidos que todo profissional deveria ver
Quer dicas curtas e interessantes sobre assuntos como currículos, entrevistas de emprego e gestão do tempo? Basta dar o "play" nesta seleção de vídeos
Claudia Gasparini
Publicado em 10 de janeiro de 2016 às 05h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h22.
São Paulo - Como usar a neurociência para ter mais foco no trabalho? O que o recrutador vê primeiro em um currículo ? Qual é a resposta mais infeliz que se pode dar em uma entrevista de emprego? As respostas a essas dúvidas estão nos 10 vídeos de carreira mais assistidos de EXAME.com em 2015 e podem ser um bom ponto de partida para acelerar a sua carreira no ano que acabou de começar. Navegue pelos slides e dê o play para assistir às dicas.
Não consegue prestar atenção no trabalho por muito tempo? O problema pode ser mais comum do que você pensa. A boa notícia é que muitas lições da neurociência ajudam a driblar a dispersão natural e aumentar a sua capacidade de concentração. É o que Carla Tieppo, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, explica neste vídeo.
Uma das regras mais elementares das finanças pessoais é jamais colocar todos os ovos em uma cesta só. Em outras palavras, é essencial diversificar fontes de renda - ainda mais diante da onda de demissões trazida pela crise. Neste vídeo, Rafael Souto, presidente da Produtive, ensina como estabelecer vínculos alternativos de trabalho e conquistar uma independência relativa do salário pago pelo seu empregador principal.
Em um mundo cada vez mais abarrotado de informações, estímulos e tarefas, muitos profissionais acabam tendo uma rotina desorganizada e pouco produtiva. O segredo para manter a sua vida em ordem está na forma como você usa a sua agenda, diz Alessandro Saade, professor da BSP Business School São Paulo. Dê o play para ver o que ele tem a dizer sobre o assunto.
Por mais que você tenha um perfil interessante, soltar uma frase infeliz numa entrevista de emprego pode pôr tudo a perder. Aqui, João Márcio Souza, diretor executivo da consultoria Talenses, diz qual é a pior resposta que um candidato pode dar em um processo seletivo.
Diante de uma pilha de currículos, é evidente que um recrutador precisará fazer uma leitura rápida de cada documento. Alexandre Kalman, sócio da Hound Consultoria, diz quais são os pontos do CV que imediatamente saltam aos olhos de um avaliador.
Bastam alguns cliques para enviar o seu currículo a dezenas ou até centenas de pessoas. Mas será que o seu documento será efetivamente lido por alguém? Carlos Felicíssimo, sócio do Group4, dá uma dica simples e eficaz para evitar que o seu CV acabe parando na lixeira dos headhunters.
Nem todo deslize ou hesitação pode comprometer o sucesso de uma entrevista de emprego. Demonstrar um certo nervosismo, por exemplo, é algo considerado natural - um comportamento até esperado pela maioria dos recrutadores. No entanto, existem algumas faltas imperdoáveis. Neste vídeo, Alexandre Kalman, sócio da Hound Consultoria, descreve três delas.
Entrevistas de emprego são como panelas de pressão: a ansiedade, o desejo de agradar o recrutador e a insegurança quanto às próprias competências podem virar uma mistura explosiva. Para não errar, o segredo é contar a sua história de forma simples, clara e completamente sincera. É o que defende Carlos Felicíssimo, sócio do Group4 e apresentador deste vídeo.
Num mercado de trabalho desgastado pela crise econômica, demissões têm sido cada vez mais frequentes. Para não se destemperar caso isso aconteça com você, é melhor se preparar emocionalmente desde já. Aqui, Yuri Trafane, sócio da Ynner Treinamentos, diz quais são as piores reações a um desligamento - e qual é, por outro lado, a postura mais equilibrada nessas circunstâncias.
O currículo é como um cartão de visita: se ele funciona bem, as suas chances de ser chamado para uma conversa mais avançada com um recrutador aumentam consideravelmente. Mas como fazer um CV claro, interessante e conciso? Alexandre Kalman, sócio da Hound Consultoria, é quem dá a resposta.
Mais lidas
Mais de Carreira
Como usar a técnica de Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) para melhorar o desempenho profissionalEscala 6x1, 12x36, 4x3: quais são os 10 regimes de trabalho mais comuns no BrasilEle trabalha remoto e ganha acima da média nacional: conheça o profissional mais cobiçado do mercadoNão é apenas em TI: falta de talentos qualificados faz salários de até R$ 96 mil ficarem sem dono