Wine ultrapassa Concha y Toro e se torna maior importadora do país
A escalada da Wine como líder nacional de importação acontece após a marca comprar a importadora de vinhos Cantu por 180 milhões de reais no mês de maio
Matheus Doliveira
Publicado em 15 de outubro de 2021 às 12h33.
Última atualização em 15 de outubro de 2021 às 15h19.
Fundada em 2008, a Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, ultrapassou a Concha y Toro e se tornou a maior importadora devinhosdo Brasil.
Os dados são da Ideal Consulting, consultoria especializada no mercado de vinhos. Segundo o relatório, entre janeiro e agosto deste ano, a Wine atingiu mais de 31 milhões de dólares deFOB (free on board), sigla em inglês que significa "frete pago pelo importador". A Concha y Toro, até então líder de importação, foi para a segunda posição, com 30,7 milhões de dólares em FBO.
Percentualmente, a Wine passou a importar 10,6% de todos os vinhos que vem fora. A parcela da Concha Y Toro é de 10,4%. Em terceiro lugar, vem a Interfood, com 5,7% das importações.
A escalada da Wine como líder nacional de importação se deu após a marca comprar a importadora de vinhos Cantu. A aquisição de 180 milhões de reais foi feita em maio deste ano. A Cantu atua há mais de 15 anos no mercado brasileiro e possui mais de 15.000 pontos de venda. A marcaé responsável por trazer ao Brasil marcas como Ventisquero, Susana Balbo, Quinta de Bons Ventos, Yellow Tail e Chilano.
“Trabalhamos nos últimos 18 meses com bastante afinco, num cenário internacional único e desafiador, para aumentar a relação preço e qualidade de todos os portfólios da Wine. Acreditamos que a liderança é um fiel reconhecimento dos consumidores, que estão sempre no centro da nossa estratégia. A nossa responsabilidade aumenta e estamos prontos para continuar liderando o mercado, investindo para continuar a nossa jornada de democratizar o consumo de vinhos no Brasil”, afirmaGerman Garfinkel, Diretor de B2B e Supply da Wine.
A Ideal Consulting estima que o mercado de vinhos e espumantes no Brasil movimente aproximadamente 20 bilhões de reais por ano, com crescimento médio de 6% ao ano nos últimos 7 anos. “Este cenário tem motivado muitos investidores a olhar para esse mercado. A fusão entre a Wine e a Cantu Importadora, além de ampliar consideravelmente a capilaridade de distribuição, colocou o grupo no topo do ranking dos importadores de vinhos e espumantes no Brasil”, dizFelipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting.