Casual

Violência e doping são os grandes desafios do esporte

Esses problemas serão abordados entre hoje e amanhã em Viena, durante a "Cúpula de Especialistas"


	Doping: o ex-ciclista holandês Michael Boogerd admitiu que fez uso de substâncias proibidas entre 1997 e 2007
 (Dean Mouhtaropoulos/Getty Images)

Doping: o ex-ciclista holandês Michael Boogerd admitiu que fez uso de substâncias proibidas entre 1997 e 2007 (Dean Mouhtaropoulos/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2013 às 12h56.

Viena - Os incidentes violentos entre torcedores e o doping dos esportistas são dois dos maiores e persistentes desafios que afrontam os profissionais da segurança esportiva, problemas que serão abordados entre hoje e amanhã em Viena, durante a "Cúpula de Especialistas".

Assim ressaltou nesta quinta-feira à Agência Efe o alemão Helmut Spahn, diretor-executivo do Centro Internacional de Segurança Esportiva (ICSS, por sua sigla em inglês), após participar da inauguração da citada reunião.

"Estes aspectos ainda supõem o grande desafio dentro da área de proteção e segurança, por isso que tentamos nos ocupar deles para melhorá-los em tudo o que for possível", explicou Spahn.

O diretor-executivo ressaltou, neste contexto, a dificuldade de estabelecer pautas que identifiquem erros de segurança comuns em todos os eventos esportivos maciços.

"Muito depende do país (onde é feito o evento esportivo), das infraestruturas e da qualificação das pessoas responsáveis pela segurança", acrescentou.

Na chamada "Cúpula de Especialistas em Segurança do ICSS 2013", mais de 80 especialistas em diversos âmbitos discutem e intercambiam experiências sobre as medidas que são realizadas atualmente nos grandes eventos esportivos.


O objetivo é descobrir de qual maneira podem ser melhorados e prevenir futuros erros.

Entre os participantes há desde porta-vozes de associações de torcedores e de clubes esportivos, até membros da polícia, passando por arquitetos, entre outros.

A gestão de torcedores em eventos de massas, considerações de segurança na infraestrutura dos estádios e o papel que o esporte tem dentro do desenvolvimento econômico de um país, são alguns dos assuntos concretos que serão abordados.

"O esporte cumpre uma importante função integradora, já que aquele que mais se esforça se sobressai, sem importar sua origem e religião", declarou Sebastian Kurz, secretário de Integração austríaco, durante a entrevista coletiva de abertura.

Por sua vez, Mohammed Hanzab, o presidente do ICSS, lembrou que, como organizadores, os Governos são os principais responsáveis por garantir a integridade dos presentes em um grande evento esportivo, e que devem zelar pela máxima segurança.

O ICSS é uma entidade sem fins lucrativos que tem sua sede no Catar. Ele foi fundado 2011 com o objetivo de ajudar os organizadores de eventos esportivos de grande alcance a realizá-los de forma mais segura, mediante troca de conhecimentos, pesquisa e a assessoria. 

Acompanhe tudo sobre:DopingEsportesseguranca-digital

Mais de Casual

Do campo à xícara: saiba o caminho que o café percorre até chegar a sua mesa

Com sustentabilidade e legado, sempre teremos Paris

3,5 mil quartos e R$ 100 milhões em reformas: os planos da Meliá para o Brasil

Senna e filme sobre Fórmula 1: como o esporte tem se tornado tendência nos streamings e cinemas

Mais na Exame