Casual

Viola Stradivarius avaliada em US$ 45 milhões vai a leilão

Raro exemplar da viola considerada a mais famosa do mundo, uma Macdonald fabricada por Antonio Stradivarius em seu auge, será leiloada

A viola Macdonald é apresentada na casa de leilões Sotheby's: interessados têm até 26 de junho para fazer seus lances (Bertrand Guay/AFP)

A viola Macdonald é apresentada na casa de leilões Sotheby's: interessados têm até 26 de junho para fazer seus lances (Bertrand Guay/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2014 às 13h33.

Paris - Um raro exemplar da viola considerada a mais famosa do mundo, uma "Macdonald" fabricada por Antonio Stradivarius em seu auge, será leiloada em Nova York, em uma venda que pode arrecadar mais de 45 milhões de dólares.

Os interessados têm até 26 de junho para fazer seus lances e se os 45 milhões forem alcançados, será um recorde para um instrumento musical, segundo a casa de leilões Sotheby's.

A viola "Macdonald", feita em 1717 por Stradivarius (1644-1737), "não tem igual em termos de conservação, beleza e qualidade musical", indica a tradicional casa de leilões em um comunicado, que anuncia a excepcional venda que acontecerá em conjunto com Ingles & Hayday.

A venda do instrumento, nas mãos da família do músico austríaco-britânico Peter Schidlof, acontecerá por meio de um sistema de ofertas em envelope fechado, explica a Sotheby.

De todos os instrumentos fabricados por Stradivarius, as violas são as mais valorizadas, já que há apenas dez no mundo, de um total de 600 violinos e 50 violoncelos criados durante sua carreira.

O recorde atual em leilão de um instrumento é o violino Stradivarius "Lady Blunt" (1721), que foi vendida por 15,9 milhões de dólares em junho de 2011 em um leilão on-line da Nippon Music Foundation para angariar fundos depois do terremoto e tsunami no Japão.

Acompanhe tudo sobre:ArteEntretenimentoIndústria da músicaLeilõesMetrópoles globaisMúsicaNova York

Mais de Casual

Chablis: por que os vinhos dessa região da França caíram no gosto do brasileiro?

"A Era das revoluções", de Fareed Zakaria, explica raízes do mundo contemporâneo; leia trecho

Do campo à xícara: saiba o caminho que o café percorre até chegar a sua mesa

Com sustentabilidade e legado, sempre teremos Paris

Mais na Exame