Vinícola da Espanha é eleita a melhor do mundo; brasileira entra no TOP 100
O World's Best Vineyards premia Marqués de Riscal pela sustentabilidade e enoturismo
Repórter de Lifestyle
Publicado em 5 de novembro de 2024 às 17h00.
Última atualização em 6 de novembro de 2024 às 10h08.
A Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal, localizada na Espanha, foi eleita a vinícola com o melhor vinhedo do mundo pelo World's Best Vineyards. O ranking considera vários aspectos, como sustentabilidade e enoturismo, para definir as melhores posições.
A Marqués de Riscal começou a engarrafar vinhos em 1862, e, em apenas cinco anos, já recebia prêmios. É considerado o vinho engarrafado mais antigo da região de Rioja, sendo exportado atualmente para mais de 110 países. A vinícola vende cerca de 65% de sua produção para o exterior.
A cerimônia de anúncio da lista das 50 melhores vinícolas ocorreu na charmosa Nyetimber Estate, em West Sussex, Inglaterra, e contou com a presença de vinicultores e proprietários de vinhedos de diversos países.
A vinícola chilena VIK, localizada no Vale de Millahue, ficou com a segunda posição, sendo a melhor da América do Sul. Além dos vinhos premiados, a VIK é conhecida por sua arquitetura marcante, assinada pelo arquiteto chileno Smiljan Radic. A vinícola oferece experiências completas aos visitantes, que incluem tours guiados, explorando o processo de produção de vinhos, e até passeios a cavalo para uma imersão única na natureza local.
Casa Valduga no Top 100
Além das posições de destaque, a lista do World's Best Vineyards também reconhece vinícolas entre a 51ª e a 100ª colocação. Em 2024, a Casa Valduga , localizada em Bento Gonçalves (RS), alcançou a 58ª posição, sendo a primeira vinícola brasileira no Top 100. Conhecida por possuir a maior cave de espumantes das Américas, a Casa Valduga se destacou pela qualidade de seus vinhos e pelas experiências diferenciadas oferecidas aos visitantes.