Casual

Vale do Rhône: viaje até a região francesa através desses 3 rótulos

Terroir localizado no sudeste da França está associado aos vinhos tintos elaborados com a casta Syrah e aos brancos da casta Viognier. Confira as sugestões do e-commerce Edega

Vinhos de Rhône: leitores da EXAME ganham 10% de desconto nas sugestões da Edega. (OLIVIER CHASSIGNOLE/Getty Images)

Vinhos de Rhône: leitores da EXAME ganham 10% de desconto nas sugestões da Edega. (OLIVIER CHASSIGNOLE/Getty Images)

MD

Matheus Doliveira

Publicado em 11 de fevereiro de 2022 às 09h00.

Conhecida como Côtes du Rhône ou Vallée du Rhône, essa região localizada no sudeste francês é a segunda maior produtora de vinhos da França, ficando apenas atrás da famosa Bordeaux. O Rhône tem esse nome por estar situado às margens de um rio homônimo que começa nos alpes suíços e corta as vinícolas em norte/sul.

"O Vale do Rhône divide-se em norte e sul do rio Rhône. A região norte está associada aos vinhos tintos elaborados com a casta Syrah", explica o sommelier do e-commerce Edega, Rafael Menezes.

"Mesmo com uma pequena quantidade produzida, o vinho branco também tem importante prestígio entre os consumidores de vinhos graças à popularidade da casta Viognier. A área dos vinhedos no Sul do Rhône é muito maior do que a do Norte e produz uma variedade de vinhos impressionante, desde vinhos econômicos de grande volume a vinhos de qualidade superior. No Rhône do Sul os 'blends' podem acrescentar até 13 uvas diferentes", completa Menezes.

A pedido da EXAME, o sommelier indica 3 rótulos do Rhône para viajar até a região através do vinho. Em parceria com a EXAME, a Edega oferece descontos exclusivos aos leitores. Quem comprar por meio do link da EXAME ganha 10% de desconto em todo o portfólio. Para isso, é só acessar o site do e-commerce por meio desse link e, na hora de concluir o cadastro obrigatório, selecionar a opção “Exame” na aba “Como nos conheceu”.

Confira as sugestões da Edega para esse final de semana:

Les Saintpierre Côtes du Rhône Villages 2016

(Edega/Reprodução)

Este vibrante tem uma bela cor rubi de média intensidade. O nariz é frutado e picante, com a Syrah em evidência. Na boca, o vinho é excelente, com bom equilíbrio, e traz notas de violetas, pimenta-do-reino e cerejas maduras. O Les Saintpierre, tem uma personalidade agradável, uma boa estrutura e um belo frescor. Preço: 210,00 reais em edega.com. 

Hermitage Au coeur des Siècles 2011

(Edega/Reprodução)

Produzido com uvas de terroirs excepcionais no Hermitage, é um vinho para grandes ocasiões e tem cor dourada com belo brilho. O primeiro nariz é intenso, com notas de frutas amarelas e brancas como damasco. Após uma breve aeração, as notas florais e um toque mineral aparecem. Final interminável de frutas secas e amêndoas! Preço: 410,00 reais em edega.com.

Grande Réserve Séguret Côtes du Rhône Villages 2013

(Edega/Reprodução)

O Domaine de Mourchon destaca-se pelo indiscutível prazer que seus vinhos proporcionam imediatamente. Walter McKinley deseja produzir vinhos com excelente potencial de guarda, mas facilmente acessíveis, mesmo quando jovem. O Grande Réserve tem uma cor púrpura e brilhante, e seu olfato, marcado por notas de especiarias, mostra rapidamente uma bela complexidade combinando frutas vermelhas cristalizadas e toque de oliveira. O paladar impressiona pela concentração e o equilíbrio. Os taninos, redondos e harmônicos, combinam perfeitamente com um intenso, frutado e longo final de especiarias. Preço: 168,00 reais em edega.com

Acompanhe tudo sobre:bebidas-alcoolicasEdegaFrançaVinhos

Mais de Casual

Os olhos atentos de Juliana Pereira, CEO da Montblanc no Brasil e observadora de pássaros

Os hobbies favoritos de CEOs brasileiros: conheça o que eles fazem nas horas vagas

5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025

Matheus Nachtergaele: 'Espero que O Auto da Compadecida 2 lembre como é bom ser brasileiro'