Casual

U2 e Everly Brothers entram no catálogo do Congresso dos EUA

Foram acrescentadas 25 gravações neste ano ao Arquivo Fonográfico Nacional da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos


	Banda U2, no Globo de Ouro 2014: lista anunciada nesta quarta-feira inclui quase todos os estilos musicais entre 1896 e 1994 e eleva para 400 o número total de gravações do arquivo
 (Getty Images)

Banda U2, no Globo de Ouro 2014: lista anunciada nesta quarta-feira inclui quase todos os estilos musicais entre 1896 e 1994 e eleva para 400 o número total de gravações do arquivo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2014 às 14h57.

Nova York - Músicas do U2, do jazzista Art Blakey e dos Everly Brothers estão entre as 25 gravações acrescentadas neste ano ao Arquivo Fonográfico Nacional da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

A lista anunciada nesta quarta-feira inclui quase todos os estilos musicais entre 1896 e 1994 e eleva para 400 o número total de gravações do arquivo.

A Biblioteca do Congresso, a instituição federal cultural mais antiga do país, preserva a melhor versão existente de cada gravação no arquivo.

"Estas gravações representam uma parte importante da cultura e da história dos Estados Unidos", disse James H. Billington, bibliotecário do Congresso em um comunicado. "À medida que a tecnologia muda e formatos vão ficando obsoletos, precisamos garantir a proteção do legado auditivo de nossa nação".

A lista incluiu "The Joshua Tree", disco do U2 de 1987, "Cathy's Clown", sucesso dos Everly Brothers, o disco "A Night at Birdland" de Blakey de 1954 e a gravação original de 1979 do musical "Sweeney Todd", de Stephen Sondheim e Hugh Wheeler. A canção "Fortunate Son", hino de protesto anti-guerra de 1969 do Creedence Clearwater Revival, também entrou na lista.

O álbum "Heart Like a Wheel", que deu um Grammy à cantora Linda Ronstadt, e a canção da Grande Depressão "Brother, Can You Spare a Dime", que gerou sucessos para Bing Crosby e Rudy Vallee em 1932, também serão preservados na Biblioteca do Congresso, assim como a trilha sonora de "Shaft", composta por Isaac Hayes em 1971.

A lista foi compilada entre indicações do público na Internet e do Painel Nacional de Preservação de Gravações, composto por líderes nos ramos da música, da gravação e da preservação sonoras.

Vinte e cinco seleções são feitas a cada ano, e cada gravação tem pelo menos 10 anos.

Acompanhe tudo sobre:ArteCelebridadesEntretenimentoEstados Unidos (EUA)Indústria da músicaMúsicaMúsica popPaíses ricosU2

Mais de Casual

Crudos e fritos: as tendências gastronômicas para o verão

"Não existe mais casual friday": o novo momento da moda masculina

Os 10 melhores restaurantes do Brasil em 2024: veja o ranking

Os olhos atentos de Juliana Pereira, CEO da Montblanc no Brasil e observadora de pássaros