Santos revela preocupação com desgaste de Neymar
Os exames de Neymar realizados após os jogos sempre mostram elevado nível de desgaste
Da Redação
Publicado em 13 de setembro de 2012 às 21h22.
São Paulo - Neymar está mais cansado do que no mesmo período em 2011, com três quilos abaixo do peso normal (67kg), reflexo da maratona de jogos e de viagens, não mantém a regularidade de produção durante os 90 minutos, mas não requer cuidados especiais. Esta é avaliação do responsável pela preparação física do elenco, Ricardo Rosa.
"O desgaste de Neymar é constante e não de agora. É cumulativa porque ele não para desde o ano passado e praticamente não teve férias, em razão de ter emendado o Brasileiro com a seleção. Mas Neymar é tão fenomenal que, mesmo cansado, consegue se superar e resolver os jogos", disse o preparador físico Ricardo Rosa.
Os exames de Neymar realizados após os jogos sempre mostram elevado nível de desgaste, mas não assustam a comissão técnica santista. "Com o intervalo entre um jogo e outro, trabalho regenerativo, recuperação e treinos de manutenção, ele volta ao seu normal", destaca Rosa.
Se o Santos conseguiu interromper a sequência negativa de quatro jogos - três derrotas e um empate -, ao derrotar o Flamengo por 2 a 0, deve muito a Neymar. O jogo da quarta-feira foi o seu terceiro em cinco dias, com a agravante de que um deles foi realizado no Recife. E, mesmo assim, ele foi decisivo para a recuperação santista.
"Neymar já aprendeu a dosar as energias, poupando-se em alguns momentos para, logo em seguida, voltar ao seu normal e surpreender a todos. Isso faz parte do seu amadurecimento", explicou o preparador.
Companheiro de Neymar no Santos e agora também na seleção, Arouca minimizou a preocupação com o desgaste do companheiro. "Como estamos quase no final do ano, é normal que Neymar sinta mais o desgaste. Desde o início do ano, ele participou direto do Paulista, da Libertadores, do Brasileiro, de amistosos da seleção e da Olimpíada. Por mais que seja jovem, ele não é máquina. Mas, mesmo cansado, Neymar vai no seu limite e decide os jogos", disse o volante.