Casual

Salvador, Natal e Curitiba têm hoje jogos da Copa

Alemanha e Portugal abrem a rodada desta segunda-feira pelo Grupo G


	Fonte Nova: a Alemanha é uma das seleções favoritas para vencer a Copa
 (REUTERS/Tony Gentile)

Fonte Nova: a Alemanha é uma das seleções favoritas para vencer a Copa (REUTERS/Tony Gentile)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2014 às 07h02.

Brasília - Alemanha e Portugal abrem a rodada de hoje (16) pelo Grupo G da Copa do Mundo. A partida será disputada às 13h na Arena Fonte Nova, em Salvador. Pelo mesmo grupo jogarão, às 19h, Gana e Estados Unidos, no Estádio das Dunas em Natal.

Às 16h, será a vez de o Irã e a Nigéria, em partida disputada na Arena da Baixada (Curitiba), completarem a rodada do Grupo F, iniciada ontem (15) com a vitória da Argentina sobre....a Bósnia por 2 a 1.

A Alemanha é apontada como uma das seleções favoritas para vencer a Copa de 2014. Além de ter grande elenco, conta com a tradição de estar quase sempre entre os semifinalistas do torneio.

É a terceira seleção com mais títulos em copas do Mundo, tendo vencido as edições de 1954, 1974 e 1990, além dos vice-campeonatos obtidos em quatro oportunidades (1966, 1982, 1986 e 2002).

Por quatro vezes ficou em terceiro lugar (1934, 1970, 2006 e 2010). Nenhuma outra seleção disputou tantos jogos em uma Copa do Mundo e nem marcou tantos gols (222) quanto a Alemanha.

Apesar de nunca ter vencido uma Copa do Mundo, Portugal também figura entre os favoritos. No ranking da Federação Internacional de Futebol (Fifa) está atualmente na quarta posição, mas o que a coloca entre os favoritos é o fato de ter, entre seus jogadores, Cristiano Ronaldo, o melhor do mundo, segundo a Fifa.

O maior feito da seleção portuguesa foi em 1966, na Copa disputada na Inglaterra. Comandada pelo craque Eusébio, ela entrou para a história ao eliminar o Brasil, campeão do mundo.

Os portugueses ficaram em terceiro lugar, após vitória sobre a União Soviética. Na Copa de 2006, disputada na Alemanha, os lusos ficaram em quarto lugar após serem derrotados pela seleção anfitriã.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesFifaFutebol

Mais de Casual

Próximo ao prédio mais alto de SP, restaurante com menu do Oriente Médio tem alma da boa comida

Chablis: por que os vinhos dessa região da França caíram no gosto do brasileiro?

"A Era das revoluções", de Fareed Zakaria, explica raízes do mundo contemporâneo; leia trecho

Do campo à xícara: saiba o caminho que o café percorre até chegar a sua mesa

Mais na Exame