Capoeira: festival é realizado em dois em dois anos e busca mostrar a importância da capoeira na vida e na cultura brasileira (Marcello Casal Jr/ABr)
Da Redação
Publicado em 17 de agosto de 2015 às 13h42.
As cidades do Rio de Janeiro e de Cachoeiras de Macacu, na região serrana fluminense, sediam de hoje (17) a domingo (23) o Festival Internacional da Arte Capoeira. O objetivo é divulgar a capoeira como arte e mostrar o seu valor cultural.
A edição deste ano comemora os 60 anos do Mestre Camisa, baiano nascido em 1955 e um dos grandes nomes nessa arte.
Além das homenagens ao Mestre Camisa, a programação do festival inclui oficinas e palestras, aulão de capoeira ministrado pelo próprio Mestre Camisa, assim como o cortejo afrocultural Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, no Centro Cultural Ação da Cidadania, que faz parte do Porto Maravilha, no Rio.
Durante o encontro, lutadores de capoeira vão disputar o título de campeão mundial nos Jogos Internacionais de Abadá-Capoeira. A estimativa é que estarão presentes competidores de todo o país, além de mais de 30 países. O festival é realizado em dois em dois anos e busca mostrar a importância da capoeira na vida e na cultura brasileira.